Associação dos Geógrafos Brasileiros

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

RELATO SIMPLIFICADO DO GRUPO DE TRABALHO DE ASSUNTOS AGRÁRIOS

Grandes projetos de desenvolvimento e seus impactos sobre o espaço agrário brasileiro.

 

Coordenadores: Claudio Ubiratan Gonçalves, Luis Henrique dos Santos e Paulo Alentejano


Nos dois dias de discussão do GT participaram 41 pessoas de diversas seções locais.

O Grupo de Trabalho teve como objetivo debater os grandes projetos de desenvolvimento que vêm sendo implementados em diferentes estados brasileiros com impacto sobre o espaço agrário. A partir da apresentação do estudo realizado pelo GT Rio/Niterói, foram também apontados impactos no Espirito Santo, Minas Gerais e Pernambuco, buscando associar tais projetos com processos mais gerais como: PAC e o IIRSA. Também debateu-se a importância de se levar esta problemática para a sala de aula aproveitando inclusive materiais já produzidos pelos GTs: Relatórios, Videos, etc.

Foi debatido também o fortalecimento da articulação nacional a partir dos GTs já existentes: Rio/Niterói e Recife. Bem como a criação de novos GTs tais como: Juiz de Fora, Belo Horizonte e São Paulo.

Além disso, os participantes do GT elaboraram cinco moções para serem levadas a plenária final:

a) apoio à luta dos Agricultores e Pescadores de São João da Barra ASPRIM; b) apoio aos assentados do Zumbi; c) apoio aos pesquisadores da FIOCRUZ processados pela TKCSA; d) apoio a campanha “Fechar Escola é Crime”; Apoio a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida. 

 

Juiz de Fora, 15 de Novembro de 2011

 

Pesquisa: