Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/a9985/public_html/plugins/system/piwik/piwik.php on line 71
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Página principal
Página PrincipalSem categoria

XVIII Encontro Nacional de Geógrafos

CONFIRA 2a Edição do AGB em Debate - DEN Biênio 2016-2018

Comunicar Sempre! eis a tarefa da entidade debatida exaustivamente nos seus fóruns de discussão nos últimos meses. Mas comunicar pressupõe transmitir uma mensagem, produzir informação, gerar conteúdo. Ao transmitir algo, temos uma responsabilidade, um cuidado com o que é dito e um alvo a ser alcançado. É com esse espírito criativo no ato de comunicar, que convidamos a todas as instâncias da entidade a se comunicarem, a construir os nós da comunicação da entidade, seja na dinâmica da seção local com a comunidade e os agebeanos, seja nos canais institucionais da entidade. Como comunicar é produzir conteúdo, fica a pergunta o que a AGB precisa comunicar nos últimos meses? Quais as urgências de Comunicação da entidade? Quais reflexões a entidade pode trazer a comunidade geográfica neste momento? É com essas e mais perguntas que iniciamos a 2ª Edição de mais um AGB em Debate, instrumento único de comunicação da entidade. O periódico tem a finalidade de materializar-se nas diversas frentes onde os geógrafos são chamados a intervir. Ele é um esforço de comunicação da entidade de forma mais ampla, é uma necessidade de manter um canal para a exposição das ações e análise dos associados, das Seções Locais, Grupos de Trabalhos e da Diretoria Executiva Nacional.

Assim temos a urgência da troca de experiências e ações da entidade tendo em vista primeiramente seu propósito de contribuir ativamente para a transformação social. Portanto, suas atividades são de interesse público e podem impactar diretamente na vida da comunidade geográfica. É com esse intuito que apresentamos mais um AGB em Debate, uma das principais ferramentas de comunicação da AGB com as Seções Locais e os seus associados, mas também com a Geografia brasileira e a sociedade.

AGB em debate

Nesta edição você irá acompanhar o seguintes temas:

 

 

Texto 1. XIX Encontro Nacional de Geógrafos 08 a 14 de julho de 2018.

 

Texto 2. AGB participa do XII Congresso Nacional do Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE (ASSIBGE-SN) em Juiz de Fora-MG

 

Texto 3. Dossiê: A AGB nas audiências da Base Nacional Curricular Comum

Texto 4. Fórum de GTs & 131a RGC São Paulo 7 a 10 de Setembro de 2017.

Texto 5. Crise Urbana e Desafios da Cidade no Brasil – AGB Uberlândia.

2a EDIÇÃO AGB EM DEBATE

Campanha Nacional Permanente em Defesa da Educação e Ensino de Geografia

A Associação dos Geógrafos Brasileiros - AGB, durante o IV Fórum de Grupos de Trabalho, realizado nos dias 07 e 08 de setembro de 2017 na cidade de São Paulo - SP, em sua plenária final, decidiu organizar ampla campanha em defesa da educação pública gratuita e de qualidade, da profissão docente e da Geografia como disciplina escolar. A Campanha Nacional Permanente em Defesa da Educação e Ensino de Geografia é uma proposição da Articulação Nacional de GTs de Ensino da AGB e conta com a ampla participação das Seções Locais e associados da entidade. A Campanha terá o início de suas ações no mês de Novembro de 2017, com culminância no XIX Encontro Nacional de Geógrafos a se realizar nos dias 8 a 14 de Julho em João Pessoa (PB).

         A AGB vem acumulando debates através de atividades e encontros como o Fala Professor e dos diálogos com outras entidades construindo ações e documentos técnicos, notas, moções que denunciam e combatem a precarização e o desmonte da educação em todas as suas escalas e níveis. Neste período de ruptura democrática e institucional, a AGB participou das Audiências Públicas do Conselho Nacional de Educação como forma de expressar seu posicionamento contrário à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); ao desmanche da educação pública proposto pela Reforma do Ensino Médio; e à precarização da formação e do trabalho docente.

Assim, no Fórum de GTs da AGB apontamos para a necessidade de fortalecermos ações coletivas que construam posicionamentos críticos frente a essas ações que põe em risco a GEOGRAFIA. Para isso, os temas relacionados às reformas em curso precisam estar incluídos nas pautas das reuniões, nas escolas e nas universidades, como uma forma de incentivar o debate, a manifestação e a realização de ações contrárias a esse processo antidemocrático e violento de desmonte do Estado. 

Campanha Nacional Permanente em Defesa da Educação e Ensino de Geografia

Confira o Documento da Chamada clicando no link:

Campanha Nacional Permanente em Defesa da Educação e Ensino de Geografia

CARTA ABERTA AO PARLAMENTO BRASILEIRO PORQUE ENSINAR GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

Confira na íntegra a Carta Aberta Porque Ensinar Geografia no Ensino Médio,

esta é fruto de uma colaboração do Grupo de Trabalho formado pelas  indicações da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) & Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), que elaboraram um Documento tecnico-politico com vistas a ser entregue aos Presidentes e membros das Comissões de Ensino na Câmara e no Senado. 

As associações preocupadas com os históricos problemas sociais e ambientais do modo de apropriação desigual do território brasileiro, bem como os novos e desafiantes papeis que a globalização coloca como nação na nova geopolítica mundial, questionam: Qual o papel e a importância da Geografia como disciplina escolar no século XXI? O que perde a nação, quando os jovens perdem a capacidade de raciocinar geograficamente o seu lugar de vivência em sua relação indissociável ao território nacional e global?

Carta Aberta AGB ANPEGE

Coletivo de Comunicações Diretoria Executiva Nacional - Biênio 2016-2018.

Comunicado Coletivo de Comunicações, Publicações & Tesouraria da AGB

Conforme deliberação da 131a Reunião de Gestão Coletiva (RGC), realizada entre os dias 07 e 10 de setembro em São Paulo (SP), convocamos toda a comunidade agebeana para enviar propostas de identidade gráfica (arte do evento) do XIX ENG. Todas as propostas deverão ser enviadas para a lista Interseções (Assunto: IDENTIDADE GRÁFICA DO XIX ENG) até dia 10 de novembro, para que na sequência as mesmas fiquem disponíveis no site da AGB <http://www.agb.org.br> para apreciação/votação do público até 10 de dezembro. Finalizada a votação, a arte selecionada pelo público no site passará a compor todo o material de divulgação do encontro.

chamada arte eng

Reforçamos que é determinante que as propostas de identidade gráfica tenham como referência o tema/ementa do encontro (XIX Encontro Nacional de Geógrafos 08 a 14 de julho de 2018 - João Pessoa/PB - “Pensar e Fazer a Geografia brasileira no século XXI: escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural na nova geopolítica mundial”.) 

Coletivo de Comunicaçãoes da AGB

Comunicamos que a Revista Terra Livre continua recebendo submissões de artigos para os números 47, 48 e 49, até o dia 31 de outubro de 2017. Os temas de chamada encontram-se reproduzidos abaixo. As submissões devem ser feitas através do portal da revista (www.agb.org.br/publicacoes), onde estão também disponíveis as Normas de Publicações.

terra livre

Confira: http://www.agb.org.br/publicacoes/ Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho.

Comissão de Publicações da AGB

coletivo de tesouraria

Informamos que a solicitação dos talonários 2017 deve ser realizada através do email (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.). Lembramos que para receber os talonários de 2017 as seções locais precisam estar quites com a prestação de contas (isto inclui não somente as alíquotas e a listagem de associados mas a entrega dos talonários de 2016 ou anteriores que porventura ainda estiverem de posse da seção local) e realizar a entrega do relatório de atividade da seção local.

 Informamos também que estamos procurando resolver os possíveis problemas relacionados ao recebimento de e-mails que possam ter causado o atraso no envio de talonários, porém salientamos que todas as solicitações que têm chegado e cumprem os requisitos acima referidos são respondidas pelo secretário da AGB que trabalha na sede e envia pelo correio os talonários. Lembramos que as despesas de envio pelo correio correm por conta da AGB Nacional. Caso ainda tenha restado alguma dúvida colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos.

Visando atingir a política de transparência com os gastos da entidade e os princípios da política financeira da AGB, segue também publicizada a Prestação de Contas da AGB Nacional no período de 2016/2017, apresentada na 131a Reunião de Gestão Coletiva - São Paulo (7 a 10 de Setembro de 2017).

Prestação de Contas AGB Nacional 2016-2017

 Comissão de Tesouraria/Diretoria Executiva Nacional/ Gestão 2016-2018

 

Carta à comunidade geográfica - Em defesa da educação básica e do ensino de geografia.

A Associação dos Geógrafos Brasileiros - AGB, durante o IV Fórum de GTs (Grupos de Trabalho), realizado nos dias 07 e 08 de setembro de 2017 na cidade de São Paulo - SP, em sua plenária final, vem reiterar seu compromisso e práticas políticas em/na defesa da educação pública gratuita e de qualidade, da profissão docente e da Geografia Como disciplina escolar, sendo está um campo fundamental para a onstrução de leituras críticas sobre as relações socioespaciais. A AGB vem acumulando debates através de atividades e encontros como o VIII Fala Professor realizado em 2015 e dos diálogos com outras entidades na tentativa de construir documentos técnicos, notas, moções que denunciam e combatem a precarização e o desmonte da educação em todas as suas escalas (municipal, estadual e nacional) e níveis (Fundamental, Médio e Superior). No último período, de ruptura democrática e institucional, a AGB vem participando das audiências Públicas do Conselho Nacional de Educação como forma de expressar seu posicionamento contrário: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); o desmanche da educação pública proposto pela Reforma do Ensino Médio; e a precarização da formação e do trabalho docente. As reformas educacionais em curso desconsideram as geografias feitas por professoras e professores nas diferentes escolas do país. Tais reformas atendem aos interesses dos agentes do capital privado, que intencionalmente tentam inviabilizar a pluralidade de currículos, construídos no cotidiano das escolas a partir de demandas e do diálogo com os conhecimentos da comunidade escolar, afastando o pensamento crítico e reflexivo da escola para homogeneizar e empobrecer os saberes. Assim, o Fórum de GTs da AGB aponta para a necessidade de fortalecer ações coletivas que construam posicionamentos críticos frente a essas ações que põe em risco a GEOGRAFIA, para isso os temas relacionados às reformas em curso precisam estar incluídos nas pautas das reuniões, nas escolas e nas universidades, como uma forma de incentivar o debate, a manifestação e a realização de ações contrárias a esse processo (antidemocrático e violento de desmonte do Estado e de ataques a disciplinas que desvelam a realidade). Nesses tempos tão obscuros, conclamamos estudantes, professoras e professores de Geografia da Educação Básica e da Universidade, que participem das ações promovidas pelas seções locais da AGB. A quem interessa uma escola sem professores de Geografia? Venha construir conosco a defesa da educação básica e do ensino de geografia. Junte-se a sua seção local.

(Leitura da Carta feita no XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia- ENPEG)

 

São Paulo, 08 de setembro de 2017

 Associação dos Geógrafos Brasileiros/ Articulação Nacional de GTs

Pagina 1 de 6

História da AGB

Docs / SupportAqui você pode encontrar um pouco mais sobre a história da AGB e sua ata de fundação.

Leia mais...

Legislação / Estatuto

Docs / SupportVeja aqui a legislação que regulamenta a profissão de geógrafo, o estatuto da AGB e como criar uma Seção Local da AGB.

Leia mais...

Contato

icon-contatoAqui você pode verificar os meios para entrar em contato com a AGB.

Saiba mais aqui...

Free business joomla templates