Associação dos Geógrafos Brasileiros - Carta aberta à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Página PrincipalNota de apoioCarta aberta à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Carta aberta à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

CARTA ABERTA À SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

No dia 08 de março, enquanto era realizada a 121ª Reunião de Gestão Coletiva da AGB, tomamos conhecimento de nota da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) considerando “inaceitável” e repudiando “veementemente a invasão” ocorrida no dia 5 de março na reunião da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em Brasília. A nota dizia ainda que “os atos de agressão e ameaças contra os pesquisadores que analisavam processos em andamento, inclusive de nova modalidade de eucalipto transgênico (...) ferem o estado de direito e representam a expressão mais atrasada de posicionamentos baseados em ideologias políticas ao arrepio do conhecimento científico.”

Mais adiante a nota da SBPC criticava as “mulheres ligadas ao mesmo movimento” que “invadiram e depredaram instalações da empresa FuturaGene, em Itapetininga (SP), destruindo plantas e equipamentos que representam mais de 14 anos de pesquisa da modalidade transgênica de eucalipto.” Acrescentava que julgava também esse ato como “inadmissível”. Por fim, a nota da SBPC conclamava o Ministério da Ciência, Tecnologia e
Inovação (MCTI) a garantir condições para que os cientistas da CTNBio dessem continuidade “ao trabalho de extrema relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do País”.

Nós da AGB manifestamos contrariedade com a Nota da SBPC, pelo tratamento despolitizado de tal episódio e

ressaltamos que o que está em questão não é a contraposição entre “ideologias políticas” e ”conhecimento científico”, como quer fazer crer tal nota, mas o controle econômico e político sobre a produção do conhecimento científico que faz com que modalidades transgênicas sejam liberadas a partir de pesquisas orientadas por compromissos absolutamente mercantis, advindos de financiamentos de grandes empresas.

Portanto, vimos por meio desta carta solicitar à SBPC a inserção de uma observação permanente nas notas e manifestos da entidade, deixando claro que o texto expressa a opinião da SBPC, e não, necessariamente, das entidades associadas.

Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)