Neste boletim apresentamos dois estudos sobre mobilidade e a pandemia de COVID-19 no Amazonas.
Explorando indicadores de intensidade de tráfego urbano em Manaus e de fluxo entre as cidades amazonenses, os pesquisadores apresentam suas análises sobre as relações entre mobilidade e a mortalidade e a disseminação da doença.
A intensidade de tráfego na cidade de Manaus pode ser monitorada pela intensidade de congestionamentos e aferido como o percentual de variação em relação ao período anterior à pandemia. Os dados fornecidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (IDB), que utiliza o Waze for Cities Program, foram analisados graficamente em relação a dias da semana, datas especiais e de eventos específicos relacionados com as medidas de isolamento e distanciamento social e com movimentos sociais que induzem o aumento da mobilidade na cidade. Após o Decreto Municipal 4.776, de 13 de março de 2020, o pico de intensidade de tráfego vem ocorrendo sempre aos domingos (em torno dos -60%), ao contrário do esperado e se comparado com padrões de cidades de outros países latino-americanos. Por outro lado, observa-se uma redução de congestionamentos nas quintas e sextas feiras (-90 a -80%) (Gráfico A). O maior pico observado até o momento ocorreu no domingo do dia das mães (10/05). A tendência de intensificação, observada nas últimas três semanas é preocupante se considerado seu provável impacto no aumento da propagação da doença. Em Manaus, os decretos que se sucederam parecem não ter provocado uma maior redução na intensidade do tráfego após o segundo decreto estadual da série. Essas variações na mobilidade urbana podem se decorrentes do comportamento da população de descumprimento das medidas de isolamento e distanciamento social.
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