Artigo publicado no dossiê “A crise da COVID-19 e seus impactos para a classe trabalhadora”, da Revista Pegada (v. 21, n. 2, 2020).
O presente artigo reúne dois pesquisadores que empreendem investigações em diferentes contextos geográficos e com distintos atores, mas que aproximam-se pela atenção à vulnerabilidade social destes. A primeira dedica-se ao estudo do cotidiano laboral de varredoras(es) de rua de Presidente Prudente/SP, o segundo debruça-se ao estudo do processo de envelhecimento, os sentidos e significados, a partir das lentes das geografias do envelhecimento. A crise sanitária da Covid-19 no Brasil, têm demonstrado e acentuado as desigualdades socioespaciais e aprofundado as vulnerabilidade sociais. Estamos comprometidos em apresentar reflexões a partir da experiência social das(os) varredoras(es) e dos(as) idosos(as), a fim de demonstrar as minúcias que corroboram para a complexa trama da determinação social dos(as) vulneráveis. Com isto, objetivamos contribuir com a construção de uma reflexão socialmente justa e atenta a aspectos invisibilizados.
Artigo completo disponível em: Os vulneráveis em tempos de pandemia – uma análise a partir dos(as) trabalhadores(as) subalternos(as) e dos(as) idosos(as)