Em setembro de 2020 foi redigida a proposta preliminar 1 de Diretrizes Curriculares de Geografia, que traz uma série de mudanças nos currículos do curso de graduação em Geografia, tanto de licenciatura quanto de bacharelado, incluindo a criação de um novo curso, o de tecnólogo em Geografia. Além de todas as fragilidades e contradições do documento, a forma como tal proposta preliminar vem sendo construída fere a nossa autonomia enquanto professoras(es), estudantes e geógrafas(os).
Assim, a AGB realizou preliminarmente um chamado para que os GTs de Ensino e Educação das Seções Locais indicassem associadas(os) para contribuir em uma comissão de trabalho cujo objetivo é a construção de um posicionamento sobre o documento encaminhado pelo CNE e outros materiais envolvendo o assunto. Em reunião no dia 25 de novembro de 2020, esta comissão encaminhou a realização de uma atividade de leitura crítica da proposta preliminar 1 de Diretrizes Curriculares de Geografia. O objetivo da atividade foi realizar uma leitura conjunta e crítica do documento para que possamos redigir um posicionamento da entidade que respalde a comunidade geográfica brasileira.
Dessa forma, a atividade ocorreu virtualmente na tarde do dia 05 de dezembro de 2020 e congregou estudantes, professores e professoras da rede básica e superior, além de geógrafos e geógrafas profissionais que juntos realizaram a leitura do documento, assim como um intenso debate sobre o documento e as questões político-ideológicas que rondam a proposta em questão.
O debate se estendeu por quase quatro horas, foi gravado e disponibilizado para toda comunidade geográfica no Canal do Youtube da AGB Nacional. Segue o registro:
Para acessar a proposta preliminar 1 de Diretrizes Curriculares de Geografia clique aqui.
Para ficar por dentro das próximas atividades esteja sempre em contato com a sua Seção Local, assim como com a AGB Nacional.
Qualquer dúvida, questionamento ou sugestão, estamos à disposição!
Sem comentários