Como se associar à AGB

Estar associada(o) à AGB significa participar ativamente da construção da Geografia Brasileira, apoiando a construção coletiva da ciência e das lutas sociais. As associações viabilizam a atuação em defesa das Geógrafas e dos Geógrafos e a realização de diversas atividades de difusão da Geografia em escala local, regional e nacional (como palestras, publicações, encontros e este observatório).

Também viabilizam a ação dos Grupos de Trabalho da AGB junto com diversas outras organizações, movimentos sociais, instituições, comunidades rurais e urbanas, entre outras formas de atuação profissional e política defendidas pela nossa entidade.

 

A associação à AGB é realizada anualmente, ou seja, cada pessoa renova o seu vínculo institucional com a entidade a partir do pagamento realizado uma vez por ano. Os valores de associação variam de acordo com as realidades em que cada Seção Local está inserida.

 

Quem pode se associar à AGB?

 

Uma Seção Local é constituída pelo conjunto de pessoas associadas à AGB. De acordo com o Art. 4° do nosso Estado podem se associar à AGB “pessoas interessadas no ensino, pesquisa e aplicação da Geografia, bem como entidades cujas finalidades identifiquem-se, no todo ou em parte com os objetivos da associação”. Portanto, as pessoas se associam à AGB por meio das Seções Locais que constroem a entidade.

 

As Seções Locais (SL) são os espaços concretos de ação da AGB. Elas estão espalhadas por todo o território nacional em diversas cidades do país. É através da atuação das Seções Locais em suas diferentes localidades que o caráter nacional da AGB é construído, em suas diversas formas de intervenção na sociedade.

 

Indicamos que cada pessoa procure a Seção Local existente em seu município. Caso não exista uma seção em seu município recomendamos que você se associe no município mais próximo, tendo em vista a possibilidade de participar das atividades desenvolvidas pela Seção Local que está mais próxima de você.

 

Estar associada(o) ajuda a construir a única entidade científica da Geografia brasileira que tem como princípio a horizontalidade e onde as pessoas tem direito a voz e voto nas reuniões deliberativas na escala local (reuniões e assembleias das locais) e nacional (assembleias gerais).

 

Consulte a lista de Seções Locais ativas (com seus respectivos contatos) clicando aqui e venha construir a AGB junto conosco!