Publicações

Revista Terra Livre

A Terra Livre é uma publicação semestral da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). A Terra Livre foi criada em 1986, num contexto em que a AGB buscava superar o fato da entidade estar voltada para si e pouco preocupada em atender às demandas da sociedade. É nesta reformulação que o projeto editorial da Revista Terra Livre é pensado, com o objetivo de “veicular artigos que manifestem compromissos com as lutas da sociedade […] sobre questões mais gerais e diretamente relacionadas com os principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira”.

Nestas três décadas de história foram publicados mais de cinquenta números, totalizando cerca de 500 contribuições (artigos, documentos de Grupos de Trabalho das Seções Locais da AGB, entrevistas, notas e resenhas).

A Terra Livre destina-se a publicação de contribuições de temas relacionados à Geografia. Desde a publicação do número 01 (1986) da Terra Livre até o número 51 (2018), as edições foram temáticas, sendo reflexo dos debates da sociedade nos determinados momentos históricos.

A partir do número 52 (2019), visando a pluralidade da Geografia contemporânea, a política editorial da Terra Livre foi alterada de chamadas temáticas específicas para livres.

 

AGB em Debate

A Comunicação é salutar no nosso cotidiano, atualmente é através dela que a troca de experiências entre sujeitos, entidades e organizações civis se efetiva, sendo ela usada de diversas maneiras por diferentes agentes sociais. A Associação dos Geógrafos Brasileiros sendo uma entidade civil, que reúne geógrafos, professores e estudantes de Geografia preocupados com a promoção do conhecimento científico, filosófico, ético, político e técnico da Geografia, oferece uma crítica da sociedade com uma abordagem geograficamente consistente dos problemas atuais, com o intuito de aperfeiçoar o debate científico da Geografia através de suas ações.

Este informativo se inscreve na comunicação da AGB como veículo de visibilidade das ações da entidade, nas suas mais diversas frentes, para tal, é preciso aperfeiçoar a linguagem utilizada com seus associados e a sociedade em geral. Nesse sentido, se coloca a urgência da troca de experiências e ações da entidade tendo em vista primeiramente seu propósito de contribuir ativamente para a transformação social.

Portanto, suas atividades são de interesse público e podem impactar diretamente na vida da comunidade geográfica e da sociedade em geral. É com esse intuito que apresentamos o AGB em Debate, uma das principais ferramentas de comunicação da Associação dos Geógrafos Brasileiros com as Seções Locais e os seus associados, mas também com a Geografia brasileira e a sociedade.

 

Revistas da AGB

Diversas Seções Locais da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) possuem revistas, boletins e/ou outras formas de publicação de textos sobre Geografia e áreas correlatas, sejam artigos científicos, entrevistas, notas, informativos ou qualquer outro tipo de texto. Cada Seção Local possui formas próprias de organização e divulgação destas publicações, bem como objetivos ligados aos campos de atuação da seção, sejam o científico, o político, o cultural ou profissional.

 

Revistas de Geografia da América Latina

Com objetivo de fomentar a divulgação científica da Geografia, a Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) organizou documento com links das Revistas de Geografia da América Latina. No arquivo constam Revistas de diversos cursos de Graduação e Pós-Graduação, além dos periódicos das Seções Locais da AGB.

 

Biblioteca Digital

Página em construção.