A Diretoria Executiva Nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) manifesta seu luto, junto à família e a toda comunidade geográfica brasileira, pelo falecimento, na tarde deste sábado, do Professor Ariovaldo Umbelino de Oliveira.

Nosso querido e eterno professor Ari é referência intelectual na consolidação dos estudos críticos da geografia agrária brasileira e latino-americana, pautando sua atuação docente e produção acadêmica pelo rigor teórico e metodológico aliado à luta concreta pelos direitos de (r)existir dos camponeses, povos originários e quilombolas.

Na AGB, movimento no qual o professor Ari teve contribuição central, sua atuação destacou-se pelo papel relevante no processo de renovação da Geografia, pautando-se por um compromisso efetivo com o fortalecimento das agendas da entidade, especialmente na Seção Local São Paulo e no Boletim Paulista de Geografia. O professor Ari integrou a Diretoria Executiva Nacional no biênio 1980-1982 e foi um dos articuladores da primeira diretoria da Seção Local Rio Claro, constituída após a reforma estatutária de 1979.

Sua partida é ainda mais dolorosa neste contexto em que travamos uma luta civilizatória contra a face mais violenta do capitalismo, em seu momento de crise estrutural e de avanço ainda mais virulento sobre o campo brasileiro, intensificando a desigualdade, destruindo modos de vida, territórios e os bens comuns.

Que possamos honrar sua memória, fazer ressoar com ainda mais força suas palavras em defesa dos povos do campo e intensificar a luta contra as mazelas provocadas pela subsunção do campo brasileiro aos desígnios do capital.

VIVA ARIOVALDO UMBELINO DE OLIVEIRA!

VIVA A GEOGRAFIA DAS LUTAS DO CAMPO BRASILEIRO!

#

Sem comentários

Deixe um comentário

Associação dos Geógrafos Brasileiros | den 2024 – 2026

Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Edifício de Geografia/História, Cidade Universitária
São Paulo/SP | CEP 05402 970