Estimada comunidade geográfica brasileira,
Está em pauta a proposta preliminar 1 das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para Geografia. Tal proposta é datada de 01/09/2020, mas o chamamento é de 13/10/2020 e, segundo este último, até o dia 20/12/2020 o Conselho Nacional de Educação (CNE) aceitará contribuições sobre a referida proposta.
Entendemos que todo o processo foi atropelado, sem diálogo com a comunidade geográfica e ainda realizado em meio a pandemia da COVID-19. Assim, a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) redigiu um documento solicitando, dentre outras medidas, a suspensão imediata do Edital de chamamento de 13 de outubro de 2020 e, por consequência, o cancelamento do cronograma vigente.
O Documento intitulado “Carta aberta da comunidade geográfica brasileira sobre a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Geografia” pode ser acessado clicando aqui.
A carta pode ser assinada por toda a comunidade geográfica clicando aqui.
As assinaturas serão coletadas até o dia 17/12 (quinta-feira) e o documento será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação.
É muito importante a participação de todas(os) para a suspensão do processo e para restabelecimento do debate público que garanta o princípio da pluralidade e da representatividade e que, nesse sentido, envolva as instituições formadoras de profissionais de Geografia, pesquisadores do campo da ciência geográfica, estudantes de graduação e pós- graduação, associações científicas nacionais de representação da comunidade geográfica, movimentos sociais e sindicais.
Solicitamos ampla divulgação e estamos à disposição em caso de dúvidas.
Saudações AGBeanas
31 Responses
Suspensão imediata do edital.
Apoio pleno a carta da AGB
Apoio a discussão plena sobre os rumos da Geografia .
Discussão ampla.
A luta continua. Temos que impedir a promulgação deste edital.
De acordo com o conteúdo da carta.
Apoio o manifesto
A favor do manifesto.
Apoio pleno a AGB
Todo apoio ao documento da AGB de suspensão do edital de 13-10-2020.
Todo apoio ao documento da AGB .
A Geografia nunca.esteve e não está à venda
‘Quanto mais degenenerado o País, maior a ação dos oportunistas” Boanerges de Castro.
Este País está assolado por ignorantes que assumiram o poder, com a missão de entrega los ao Capital e destruir as formas e entidades Democráticas . Fora fascistas.
Apoio o manifesto da AGB
Meu apoio total e irrestrito a este manifesto. A Geografia não se renderá a este projeto de morte fascista!
É um absurdo.
Que estejamos sempre unidos na luta contra aqueles que aproveitam de uma situação delicada para atingir a nossa comunidade.
Firmes em apoio incondicional aA “CARTA ABERTA DA COMUNIDADE GEOGRÁFICA BRASILEIRA SOBRE A REFORMULAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA”. Em favor da Ciência Geográfica autônoma e socialmente referenciada, e em favor da soberania nacional e dos interesses da maioria do povo brasileiro.
Falcão Vasconcellos, Luiz Gonzaga.
UFU / IG / LAGEPOP
Suspensão já
Suspensão Já
A educação nessa Pátria amada gentil está sendo massacrada, o sucateamento das instituições de ensino, reforça a manutenção do subdesenvolvimento, da desigualdade e pobreza que não é gigante pela própria natureza, mais sim por filhos hipócritas dessa pátria.
Suspensão já!! Fora o abuso!
Suspensão urgente
pela suspensão desta medida.
Apoio a AGB!
Pela suspensão desta medida.
#todospelageografia
Apoio 100%
Apoio a carta, em suspensão desta medida.
Todo apoio à comunidade da AGB
Peço perdão. Recebi ontem no meio de tantas correções e fechamento de notas, deixei para ler e assinar de madrugada, porém encerrou ontem. Mas deixo aqui meu desejo de assinar: pela suspensao, contra o abuso, essa CARTA ABERTA é imprescindível no apocalipse que vivemos. Suspensão Já. Participação já. Soberania popular já. Fora Bozo. Abraços e sucessos na empreitada. Heitor Paladim Jr.