Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

IX FALA PROFESSOR(A)

17 17America/Sao_Paulo julho 17America/Sao_Paulo 2019 - 21 21America/Sao_Paulo julho 21America/Sao_Paulo 2019

O Encontro Nacional de Ensino de Geografia, mais conhecido como Fala Professor(a)!, realiza-se a cada quatro anos desde 1987, reunindo geógrafos(as) (estudantes de graduação e pós-graduação, professores(as) da educação básica e do ensino superior, pesquisadores(as), técnicos e todos aqueles que pensam e agem no mundo a partir da Geografia) de todo o Brasil para debater os rumos do ensino de Geografia, da Geografia brasileira e da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), onde o objetivo é escutar a voz do(a) Professor(a).

O Fala Professor(a)! foi gestado em um momento ímpar de mudanças não apenas no quadro político nacional, mas também debates que ocorriam dentro das universidades em relação às bases teórico-metodológicas. Essa discussão foi marcante particularmente na Geografia, que desde 1978 passava por um processo de redefinição de seus paradigmas, resultado de debates que tiveram início na AGB.

Os temas e as atividades propostas para o Fala Professor(a)! foram construídas de forma coletiva e horizontal durante os amplos debates efetivados nas Reuniões de Gestão Coletiva (RGCs) da AGB desde 2015, momento no qual Belo Horizonte foi escolhida como sede do IX Fala Professor(a)!. As atividades do evento possuem um caráter horizontal e construtivo, correspondendo a um espaço de diálogo de temas que fazem parte do dia-a-dia da Geografia bem como outros que tangenciam o conhecimento geográfico e forjam importantes debates na sociedade brasileira contemporânea.

A AGB, ao propor a realização do evento, intenta manter acesa a discussão das políticas públicas na área da educação no país, assunto tão caro à sociedade brasileira e que não tem recebido a devida importância na definição das prioridades de aplicação dos recursos orçamentários. Esta entidade busca, assim, dar seguimento a sua história de promoção de debates sobre os assuntos geográficos, bem como promover uma reflexão sobre as questões que permeiam a prática profissional dos(as) professores(as) de Geografia.

Detalhes

Início:
17 17America/Sao_Paulo julho 17America/Sao_Paulo 2019
Final:
21 21America/Sao_Paulo julho 21America/Sao_Paulo 2019
Categoria de Evento:
Website:
https://www.ixfalaprofessor.org/

Organizador

AGB
Telefone:
(11) 3091-3758
E-mail:
nacional@agb.org.br
Ver site do Organizador

Local

Escola Municipal Belo Horizonte
Avenida José Bonifácio, 189 - São Cristóvão
Belo Horizonte, Minas Gerais Brasil
+ Google Map