A Jornada Carlos Walter Porto-Gonçalves tem por intuito homenagear o professor e geógrafo militante durante o VIII Congresso Brasileiro de Geógrafas e Geógrafos (CBG). As atividades da jornada ocorrerão em diferentes momentos do evento, proporcionando aos participantes uma aproximação com a sabedoria e legado do intelectual e ativista.
Uma das principais atrações será a Exposição Permanente, onde serão apresentados vídeos, falas, fotos e textos do saudoso professor. Além disso, a jornada contará com duas atividades nos Espaços de Socialização Coletivas (ESCs), um Minicurso e uma Mesa Redonda intitulada “Carlos Walter Porto-Gonçalves: um intelectual militante da Geografia”.
Essas atividades destacarão a trajetória de Carlos Walter, enfatizando sua incansável luta junto aos povos da floresta e sua persistente força na defesa da preservação dos biomas brasileiros, bem como da diversidade social e ecológica do Brasil e da América Latina.
A rememoração de sua atuação irá além da menção aos diversos prêmios e honrarias recebidos, valorizando principalmente seu legado teórico, que inspira o estudo de grandes temáticas na Geografia, como Geopolítica, Colonialidade do Saber, Conflitos Sociais, Ecologia Política, Território-Territorialidade e Justiça Ambiental.
Neste grandioso congresso da Geografia Brasileira, a jornada será um espaço dedicado a dar visibilidade aos ensinamentos de Carlos Walter e a incentivar diferentes gerações de geógrafas geógrafos a conhecerem mais de perto sua caminhada. Será também uma oportunidade para que continuem seu legado de resistência e defesa dos territórios e modos de vida dos povos e comunidades tradicionais.
Sem comentários