Nota de Pesar pelo Falecimento da Professora Beatriz Maria Soares Pontes

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da professora Beatriz Maria Soares Pontes, uma das referências intelectuais e humanas mais marcantes da Geografia brasileira. Sua ausência deixa uma lacuna irreparável entre colegas, estudantes, militantes e todas as pessoas que, ao longo das décadas, tiveram o privilégio de compartilhar com ela o espaço das salas de aula, dos eventos científicos, das pesquisas comprometidas e das incansáveis lutas sociais.

Professora nos cursos de Geografia da UNESP de Rio Claro e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Beatriz foi uma educadora formadora de consciências críticas e incentivadora do pensamento geográfico comprometido com a transformação da realidade. Sua atuação foi marcada pela profunda capacidade de humanizar os espaços por onde passava — uma presença generosa, atenta, sensível, sempre disposta a ouvir e acolher, que marcava cada gesto e cada palavra com afeto e dignidade.

Destacou-se também como protagonista fundamental do movimento de renovação crítica da Geografia brasileira, tendo papel de destaque na democratização da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). Atuou tanto na Diretoria do Núcleo de Presidente Prudente, quanto na Comissão Administrativa Provisória, responsável por conduzir a AGB em um dos momentos mais importantes de sua história: o período imediatamente posterior à reforma estatutária de 1979. Sua contribuição foi decisiva para fortalecer uma AGB plural, democrática e voltada para a transformação social.

Beatriz sempre fez da Geografia uma ferramenta de luta, exercendo a ideia de uma “geógrafa cidadã”, como ela mesma se definia, lutando por justiça social e buscando, com sua prática e compromisso, construir possibilidades reais de melhoria das condições de vida no Brasil.

Hoje nos despedimos com tristeza, mas também com gratidão. Ficam os ensinamentos, o exemplo, a dignidade e o legado de uma mulher cuja vida foi dedicada a fazer da ciência, da educação e da geografia instrumentos de emancipação.

À família, amigas, amigos, colegas e estudantes, nossa solidariedade e respeito.

Bia Pontes presente, ontem, hoje e sempre!

#

Sem comentários

Deixe um comentário

Associação dos Geógrafos Brasileiros | den 2024 – 2026

Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Edifício de Geografia/História, Cidade Universitária
São Paulo/SP | CEP 05402 970