Fany Rachel Davidovich

 

A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) manifesta seu luto pelo falecimento da professora Fany Rachel Davidovich, aos 103 anos, ocorrido no dia 11 de outubro. Nascida em 09/10/1922, a professora Fany Davidovich graduou-se e licenciou-se em Geografia e História, em 1942, pela Faculdade Nacional de Filosofia, da então Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diplomou-se também em cursos de Especialização, destacando-se o de Geografia Urbana pela UFRJ e o de Estatística, pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE. Fez carreira no IBGE, e desenvolveu diversos trabalhos e produções para a Revista Brasileira de Geografia, a qual era editada pelo próprio IBGE. Entre os anos 1980 e 1990 passou a contribuir também como pesquisadora no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Teve expressiva atuação até aposentar-se em outubro de 1992. Participou da elaboração do pensamento geográfico urbano e regional, atuando na definição e delimitação dos espaços homogêneos e espaços polarizados. Dedicou-se também aos estudos de Geografia da Indústria, tema recorrente em suas pesquisas,

Reconhecida nacional e internacionalmente, sua contribuição à Geografia transcende o campo geográfico. Além da docência, desempenhou um papel importante contribuindo para a elaboração de políticas públicas e para o planejamento territorial no Brasil.

Ao longo de sua carreira, manteve uma abordagem interdisciplinar, integrando a Geografia com outras áreas do conhecimento para propor soluções inovadoras para problemas ambientais e urbanos.

#

Sem comentários

Deixe um comentário

Associação dos Geógrafos Brasileiros | den 2024 – 2026

Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Edifício de Geografia/História, Cidade Universitária
São Paulo/SP | CEP 05402 970