CARTA ABERTA À COMUNIDADE GEOGRÁFICA BRASILEIRA

Estimada comunidade Geográfica Brasileira,

A temática da Saúde na Geografia não é recente, tampouco é devido à pandemia da COVID-19. Inicialmente o Grupo de Trabalho (GT) de Saúde foi fundado em 1991, vinculado à seção local de Presidente Prudente, São Paulo. Em 2020 este GT (re)nasce com o mesmo objetivo que foi fundado: (re)pensar a gestão da saúde no âmbito nacional. Se na fundação o GT de Saúde é marcado pela sanção da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/1990) durante a redemocratização do país, neste segundo momento estamos sendo marcados pelo (des)governo bolsonarista e pela pandemia da COVID-19 – fatores que foram responsáveis por acentuar diversas iniquidades de Saúde presentes historicamente no país.

Através do compartilhamento de diferentes experiências ocorridas no espaço do GT no XX Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos “Brasil-Periferia: a Geografia para resistir e a AGB para construir” (XX ENG 2022), percebemos que ainda há um patrulhamento ideológico das temáticas de nossas pesquisas que perdura ao longo destas três décadas acerca do que é Geografia, negligenciando os estudos geográficos para a Saúde e valorizando apenas estudos sobre doenças, descolando a realidade da vida que é permeada pelos processos de viver-morrer.

É por isso que estamos nos manifestando publicamente para a comunidade geográfica brasileira no maior espaço de debate de nossa entidade, para reforçar a importância dos saberes geográficos historicamente construídos sobre a Saúde, evidenciando, assim, a importância desse debate não só no GT de Saúde, mas em todos os espaços da entidade, principalmente em suas diversas seções locais. Afinal, o debate sobre a qualidade de vida não perpassa somente o contexto da atual pandemia, mas evoca a necessidade de construção de uma Geografia para a Saúde.

Temos a convicção de que: A Geografia deve lutar pela Saúde, valorizando o arcabouço teórico construído, pois ao longo desse período pandêmico, é possível observar a importância da Geografia da Saúde para atender as demandas da emergência de saúde pública vivida principalmente pelo desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS). Gostaríamos que a Saúde não fosse tratada apenas isoladamente em um espaço de GT ou espaços pontuais dentro dos encontros nacionais da AGB, mas que seja uma temática em construção, um acúmulo de discussões dentro da entidade e suas seções locais. Necessitamos ocupar, enquanto AGBeanas/os, diversos espaços em esferas públicas, tais como conselhos municipais e estaduais de Saúde, para então, propormos políticas públicas que possibilitem a redução das iniquidades de Saúde.

Viva a Saúde Viva o SUS

Viva a AGB e a Geografia Brasileira!

21 de julho de 2022
Grupo de Trabalho de Saúde, XX Encontro Nacional de Geografia (ENG)
da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB).

Sem comentários