VIII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG)

O VIII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG) é um evento cujo objetivo é reunir estudantes da graduação e pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, técnicos e pesquisadores em Geografia e do conjunto das ciências humanas, do Brasil e demais países da América Latina. Ou seja, toda uma comunidade geográfica reunida, produzindo um espaço de discussão e reflexão sobre os rumos da Geografia. O VIII CBG é organizado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), sendo esta, uma entidade civil, de caráter técnico-científico e cultural, sem fins lucrativos e fundada em 1934.

 

A proposta do evento é o intercâmbio de informações, ideias e conhecimento entre docentes, pesquisadores e estudantes, ampliando a qualidade e diversifica o pensar/fazer geográfico a partir das experiências e saberes compartilhados durante o encontro. O CBG, como um dos mais importantes eventos da Geografia brasileira, e realizado a cada dez anos, objetiva fazer um importante balanço da ciência geográfica, de sua produção, de seus movimentos à luz das diversas conjunturas que constroem o Brasil.

 

As atividades do VIII CBG possuem um caráter horizontal e construtivo, correspondendo a diversos espaços de diálogo, discussões, reflexões e compartilhamento de experiências sobre temas que fazem parte do dia-a-dia da Geografia, bem como outros que tangenciam o conhecimento geográfico e forjam importantes debates na sociedade brasileira contemporânea. O CBG teve sua primeira edição em 1954 e suas origens remontam a um momento ímpar de mudanças em vários âmbitos da vida social, não apenas no quadro político nacional, mas também debates que ocorriam nas universidades e da própria AGB. Nos últimos 70 anos, a AGB organizou sete edições do CBG – 1954, em Ribeirão Preto/SP; 1965, no Rio de Janeiro/RJ; 1974, em Belém/PA; 1984, em São Paulo/SP; 1994, em Curitiba/PR; 2004, em Goiânia/GO; 2014, em Vitória/ES.

 

Na atual edição, que será realizada entre os dias 07 e 12 de julho de 2024, em São Paulo (SP), o VIII Congresso Brasileiro de Geógrafos, tem como tema “AGB 90 anos: geo-grafando para construir o Brasil”, e se insere em um contexto que impõe a necessidade de a comunidade geográfica debater a atual situação do Brasil, da Geografia brasileira e da própria AGB, sua mais importante associação. Diante do cenário atual e objetivos do encontro, o VIII CBG será realizado na Universidade de São Paulo (USP), palco da criação do primeiro curso superior de Geografia no Brasil, bem como da criação da AGB, exatamente no momento em que ambos completam noventa anos de existência.

 

 

A identidade visual do VIII CBG, eleita em votação aberta a toda comunidade geográfica brasileira, foi proposta por Igor Carlos Feitosa Alencar, associado da Seção Local São Paulo, com 2.273 votos. Segue a arte, bem como a apresentação feita pelo autor:

“A proposta de identidade visual busca representar a AGB como uma entidade nonagenária profundamente enraizada no território brasileiro, destacando sua estreita relação com a comunidade geográfica ativa nas suas Seções Locais, construindo-a de maneira múltipla, diversa, plural, democrática e solidária nesse país de dimensões continentais.
O tema do VIII CBG, em homenagem ao saudoso professor Carlos Walter Porto-Gonçalves, é simbolizado tanto pela presença marcante da AGB quanto pelo tema que nos une na diversidade: a questão da Amazônia. O verde que remete à floresta permeia toda a representação em vários tons, refletindo o compromisso com a proteção dos povos originários e tradicionais, bem como a construção político-científica de uma geografia anticapitalista – único caminho possível para a missão proposta: construir o Brasil!”

 

 

 

 

Redes:

Site Oficial: cbg2024.agb.org.br

Instagram: @cbg2024

 

Circulares

I Circular

II Circular

 

Material de divulgação

Fique a vontade para realizar download dos arquivos, imprimir e/ou enviar digitalmente para toda comunidade geográfica brasileira!

 

(clique para baixar)

 

PDF:

PNG: