Mais de 2 mil geógrafas e geógrafos assinam Carta aberta sobre a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Geografia

Com a publicação da proposta preliminar 1 de Diretrizes Curriculares de Geografia que traz uma série de mudanças nos currículos do curso de graduação em Geografia, tanto de licenciatura quanto de bacharelado, a AGB realizou preliminarmente um chamado para que os Grupos de Trabalho de Ensino e Educação das Seções Locais indicassem associadas(os) para contribuir em uma comissão de trabalho cujo objetivo foi a construção de um posicionamento sobre o documento encaminhado pelo Conselho Nacional de Educação e outros materiais envolvendo o assunto.

Em reunião no dia 25 de novembro de 2020, esta comissão encaminhou a realização de uma atividade de leitura crítica da proposta preliminar 1 de Diretrizes Curriculares de Geografia. O objetivo da atividade foi realizar uma leitura conjunta e crítica do documento para que então se redigisse um posicionamento da entidade respaldando a comunidade geográfica brasileira.

Dessa forma, a atividade ocorreu virtualmente na tarde do dia 05 de dezembro de 2020 e congregou estudantes, professores e professoras da rede básica e superior, além de geógrafos e geógrafas profissionais que juntos realizaram a leitura do documento, assim como um intenso debate sobre o documento e as questões político-ideológicas que rondam a proposta em questão.

Após a reunião foi redigido o documento intitulado “Carta aberta da comunidade geográfica brasileira sobre a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Geografia” e entre os dias 11 e 17 de dezembro de 2020 a AGB recolheu assinaturas de toda comunidade endossando o documento que será enviado ao CNE.

Segue a versão final do documento assinado por 2.443 membros da comunidade geográfica brasileira das mais diversas instituições, entre estudantes de graduação e de pós-graduação, professoras e professores da rede básica e do ensino superior, além de geógrafas e geógrafos profissionais.

 

Carta aberta da comunidade geográfica brasileira sobre a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Geografia

Somos docentes, discentes e egressos de vários cursos de Geografia de universidades públicas e instituições de ensino superior privadas de todo o Brasil, as quais são responsáveis pela formação de graduandos/as e pós-graduandos/as, de licenciados/as e bacharéis em todo este território.

Foi com grande espanto que tomamos conhecimento, por vias não institucionais, do Edital de Chamamento “Consulta Pública em relação à orientação para as Diretrizes Curriculares de Geografia – Proposta Preliminar 1”, lançado pela Comissão da Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE) em 13 de outubro de 2020, convidando para o envio de contribuições até o dia 20 de dezembro no mesmo ano.

Mais surpresos ainda ficamos com o envio de uma proposta ao CES/CNE por parte de uma equipe composta por um coordenador e cinco consultores, datada de 01 de setembro de 2020, ou seja, um documento velado, com data anterior ao próprio chamamento da CES/CNE de 13 de outubro. A situação é ainda mais grave, pois a referida proposta não foi previamente discutida e debatida, de modo institucionalizado e por meio de consulta pública, entre os/as profissionais envolvidos com pesquisa e ensino de Geografia, de qualquer instituição formadora de nível superior no Brasil, que é o público ao qual a referida proposta mais interessa e afeta, ferindo gravemente a gestão democrática da educação. O fato de o documento apresentado não ter respaldo de qualquer coletivo constituído e representativo dos/as profissionais da área nos parece altamente questionável. Parece-nos igualmente questionável que os/as promotores/as dessa consulta pública, cujo objeto interessa à toda comunidade da Geografia, não tenham utilizado meios de divulgação mais amplos, passando pelas instâncias formais que administram os cursos de Geografia, por exemplo. Afinal, a quem interessa tal oportunismo?

Ao contrário, a comunidade geográfica tomou conhecimento de tal consulta por meios completamente informais – como grupos privados de mensagens via celular. Até o presente momento, não houve nenhum tipo de comunicação oficial às chefias de Departamento e Coordenações dos cursos de Graduação das universidades públicas e instituições de ensino superior privadas brasileiras, assim como não houve qualquer comunicação institucional a entidades representativas dos/as geógrafos/as como, por exemplo, a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) e a Confederação Nacional de Entidades de Estudantes de Geografia (CONEEG).

Dito isso, reafirmamos o princípio da universidade pública, gratuita, laica, inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada como sendo a principal instituição responsável pela formulação e construção do conhecimento de ciência e tecnologia para a sociedade, tendo como seu lastro maior o princípio da autonomia universitária. Destacamos, ainda, a impertinência dessa consulta diante do atual cenário nacional, marcado pela pandemia da COVID-19, que tem alterado profundamente a dinâmica das universidades e das arenas de diálogo e de decisão, tornando extremamente inoportuna e irresponsável qualquer iniciativa que, neste momento particular, questione os referenciais curriculares vigentes. Lembremos que, embora haja a flexibilização do distanciamento social por uma parcela da população e de algumas instituições no país, a pandemia ainda não acabou e mata centenas de brasileiros e brasileiras todos os dias.

Para além dos problemas aqui apontados, entendemos que a reformulação das diretrizes curriculares atuais deve ser fundamentada em um diagnóstico amplo e objetivo das suas qualidades e insuficiências, por meio de pesquisa científica qualificada. Ao contrário, o Parecer CES/CNE nº 334/2019, que institui a Orientação às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores, não apresenta dados relacionados à formação e aos cursos de Geografia. Ademais, pressupõe a criação de DCNs considerando apenas as questões curriculares para explicar a evasão, sem uma investigação dos outros fatores que podem ser tão ou mais determinantes para justificar o fenômeno.

Portanto, antes mesmo de qualquer debate sobre reformulação de DCNs para qualquer curso, o Parecer deve ser reformulado de modo a abranger as várias formações acadêmicas e suas representações associativas e departamentos institucionais correlatos, bem como apresentar os demais fatores responsáveis pelo fenômeno da evasão.

Em relação ao documento produzido por um grupo de professores intitulado: “Orientação para as Diretrizes Curriculares de Geografia – Proposta Preliminar 1 (1º/9/2020)”, mesmo respeitando o direito desse grupo em se manifestar como tal, entendemos que se trata de um movimento equivocado pois, acima de qualquer outra consideração, aceitaram fazer parte de um processo centralizado e extemporâneo desde a sua gênese, conforme destacado acima. O fato desta chamada pública atender aos requisitos legais não significa que as condições para que ela se efetive e cumpra os seus objetivos estejam dadas. É importante insistir que sem a participação efetiva, ampla e irrestrita de docentes, e discentes e egressos de cursos de graduação e de pós-graduação, bem como das nossas entidades representativas (AGB, ANPEGE e CONEEG), tal consulta já nasce fadada ao fracasso, dado que não encontra qualquer respaldo ou legitimidade da comunidade geográfica brasileira.

Diante do exposto, expressamos o nosso repúdio à essa iniciativa levada a cabo pelo CNE, tanto no que se refere à sua forma quanto ao seu conteúdo. Não nos eximimos da discussão, mas manifestamos nosso descontentamento com a ausência de um debate amplo que envolva toda comunidade geográfica em momento oportuno para a participação segura e democrática de todos/as os que assim o desejarem.

Tendo em vista essas considerações, os abaixo assinados, reconhecendo o protagonismo que as universidades formadoras, as instituições científicas, as associações de representação e os profissionais e estudantes do campo da ciência geográfica devem assumir na condução e elaboração de qualquer proposta desta natureza, defendem:

1) A suspensão imediata do Edital de chamamento de 13 de outubro de 2020 e, por consequência, o cancelamento do cronograma vigente;

2) A reformulação do Parecer CES/CNE 334/2019, e o Projeto de Resolução nele contido, antes mesmo de um chamamento de proposta de DCN, ou seja, o próprio parecer deve ser posto em discussão e construído democraticamente por toda a comunidade interessada;

3) A suspensão e o arquivamento de qualquer contribuição que venha a ser enviada no âmbito da consulta pública em vigor, uma vez que não representam a diversidade da formação em Geografia no Brasil, tampouco as instituições formadoras e de representação;

4) O restabelecimento do debate público que garanta o princípio da pluralidade e da representatividade e que, nesse sentido, envolva as instituições formadoras de profissionais de Geografia, pesquisadores do campo da ciência geográfica, estudantes e egressos de cursos de graduação e pós-graduação, associações científicas nacionais de representação da comunidade geográfica, movimentos sociais e sindicais;

5) O estabelecimento de um amplo cronograma de discussão sobre o tema a ser iniciado somente após o fim da pandemia e a partir de sólidos diagnósticos regionais e nacionais acerca das realidades dos cursos de Geografia;

6) Que qualquer ajuste nos cursos decorrente da reformulação das DCNs seja resultado de ampla discussão, com garantia da autonomia universitária, e que haja provimento orçamentário com consequente destinação de recursos para tal finalidade.

Afirmamos que somos contrários a ações antidemocráticas e autoritárias que visam ditar as formas e os conteúdos de formação profissional da área de Geografia e que não representam a diversidade dos conhecimentos produzidos com notória qualidade pela comunidade geográfica brasileira e mundial. É necessário garantir um debate público e amplo com a participação de todos/as estudantes, profissionais, departamentos, cursos e entidades de Geografia.

São Paulo, 18 de dezembro de 2020.

Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)

 

Assinam este documento:

Abel Mariano da Silva SEED Secretaria do Estado da Educação e Esporte
Abraão Levi dos Santos Mascarenhas Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Absair Souza Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Acássia Cristina Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Acimar Ribeiro de Freitas IFBaiano
Adeir Archanjo da Mota Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Ademir Alberto dos Santos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Adenilson Pontes Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Adenilson Santos Matos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Adielson Pereira da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Adilson de Freitas Nascimento Filho Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Adla Vitória do Vale Nascimento Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Ádria Lima Alves UFOPA
Adriana de Fátima Tavares Santos EE São Marcos
Adriana Ferreira da Silva UFRRJ
Adriana Filgueira Leite Universidade Federal Fluminense (UFF)
Adriana Maria Guntzel Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Adriana Nery Governo do Estado de Rondônia – SEDUC
Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Adriana Rita Tremarin COLÉGIO NOSSA SENHORA MEDIANEIRA
Adriana Silva Souza Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Adriane Cristina de Melo Hunzicker Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Adriani Lameira Theophilo de Almeida Universidade Federal Fluminense (UFF)
Adriano de Azevedo da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Adriano de Souza Antunes Universidade de São Paulo (USP)
Adriany de Avila Melo Sampaio Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Adriele Siqueira da Silva Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Afonso Muzzo Alves UNESP
Agassiel M. Alves Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Ageu Farias de Mendonça Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Aglais Goncalves Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Airton Aredes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
Airton Cerqueira Leite Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local São Paulo
Airton Lopes de Souza Junior PMBP
Alaiane Dias Aguiar Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
Alaide P Mammana Associação Brasileira de Informática
Alan Silveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Alana Ferreira Barbero UNESP – Rio Claro
Albert Bruno Oliveira Vieira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas)
Albert Milles de Souza Rede pública de Minas Gerais e privada de Juiz de Fora
Alberto Viana INCRA
Alcimara Aparecida Foetsch Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus União da Vitória
Alda Maria de Paula Mata Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
Aldomar A. Rückert UFRGS
Alessandra dos Santos Julio Universidade Federal de Santa Catarina
Alessandra Moraes da Rocha Secretaria de Educação de Nova Friburgo
Alessandro Soares SEDUC SP
Alex Almeida Coelho Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Alex de Carvalho IFMG
Alex de Oliveira Associação  dos Geográficos Brasileiros (AGB)
Alex Franco Moreira Riker Universidade Federal Fluminense (UFF)
Alex Marques Ornélio Secretaria de Educação de MG.
Alex Sandro Vergino Lima Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Alex Siqueira Lacerda Universidade de Brasília (UnB)
Alex Soares de Oliveira UNICENTRO
Alexandina Luz Conceição UFS
Alexandre Bergamin Vieira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Alexandre de Almeida Cabral IFSP
Alexandre dos Santos da Rosa UFRGS
Alexandre Henrique Asada Universidade de Santo Amaro
Alexandre Lopes Costa Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Alexandre Pinheiro Costa Professor de Geografia da Rede Municipal de São Paulo
Alexandre Regio da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT
Alexandre Valentim Fundação Santo André
Alexandro Francisco Camargo Universidade Federal do Amapá
Alexsandro Costa de Sousa UEMA
Alice Vivian Cerutti Nunes UFES
Alícia de Almeida Silva Universidade de Brasília (UnB)
Álida Angélica Alves Leal Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Alides Baptista Chimin Junior UNICENTRO
Aline Albuquerque Jorge Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP)
Aline Barros Martins Universidade Federal Fluminense (UFF)
Aline Cabral Lirio Brito Universidade Federal Fluminense (UFF)
Aline Carlise Slodkowski UFGRS
Aline de Paula Santana Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Aline de Vieira Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
Aline Ferreira de Macedo FEUC
Aline Firmino da Silva Guimarães Universidade Federal Fluminense (UFF)
Aline Miranda Barbosa Instituto Federal do Paraná
Aline Neves Rodrigues Alves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Aline Penha do Nascimento Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Aline Vicente Kunst Instituto Federal Farroupilha
Aline Weber Sulzbacher UFVJM
Alison Nascimento Teixeira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Alisson Duarte Diniz Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Alisson Santos Leite UFS
Alix Gabriel da Silva Ferreira Universidade Federal Fluminense (UFF)
Allan Kaczorowsk SEEP
Allan Kardec do Prado Santana UFG
Allan Patrick Pereira Aguiar Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Allysson Oliveira IFMG/Ouro Preto
Almir Gabriel Frathezi Fontoura Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas)
Aloysio Marthins de Araujo Junior Universidade Federal de Santa Catarina
Aluísio Adurens SEDUC-SP; CPS-SP
Álvaro Luiz Hedrich UFRGS
Amadeu Pereira Serrano UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Amanda Cristina Benedetti Universidade de São Paulo (USP)
Amanda Emiliana Santos Baratelli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Amanda Fernandes Pinto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Amanda Ferreira Paiva Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Amanda Guarniere Ribeiro Universidade Federal Fluminense (UFF)
Amanda Heizer Ferreira Universidade Federal Fluminense (UFF)
Amanda Michalski da Silva Universidade Federal de Rondônia
Amanda Nogueira de Oliveira UFES
Amanda Regina Gonçalves Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Amanda Rodrigues LeIte UFSCar- Sorocaba
Amanda Vieira Leão Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Amaro Viana Neto Prefeitura Municipal de Barra do Piraí
Ambrosina de Fatima dos Santos SME/ VR
Amelia Madalena Garcis Aposentada
Ammy Müller Souza Carvalho UFS
Ana Angelita Costa Neves da Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Ana Beatriz Bandeira Moraes Lacerda Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Ana Beatriz Barbosa de Oliveira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Ana Beatriz Barbosa Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Ana Beatriz Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
Ana Carla dos Santos Marques Professora de Geografia
Ana Carolina Chiodi Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Ana Carolina Cordeiro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Ana Carolina de Oliveira Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Ana Carolina Zago IFMG-Campus Ouro Preto
Ana Clara Dias de Almeida Universidade Federal Fluminense (UFF)
Ana Claudia Alves dos Santos Professora de Geografia
Ana Claudia de Oliveira Braga Pantaleao UERJ
Ana Claudia Meciano Maria Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Ana Claudia Ramos Sacramento Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Ana Cleide Miranda Barros Semed Parauapebas
Ana Consuelo Ferreira Fontenele Adema
Ana Elisa Rodrigues Pereira Universidade de São Paulo (USP)
Ana Fani Alessandri Carlos FFLCH-UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Ana Flávia Aparecida de Oliveira Prefeitura Municipal de Quatis
Ana Flávia de Oliveira Universidade Federal do Paraná
Ana Glaucia Seccatto  UFGD
Ana Isabel Leite Oliveira Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Ana Jéssica Gomes Câmara Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Ana Karina Gomes Alencar SEDUC CE
Ana Lígia Ribeiro Guerra USP
Ana Lívia Clemente dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Ana Lucia Cardoso do Carmo UERJ
Ana Lucia Lucchese Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Ana Luiza de Sá Guigues Almeida Universidade Federal Fluminense (UFF)
Ana Luiza Rosolen Soares Instituto de Geociências/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Ana Maísa Cardoso Pereira Universidade Federal de Goiás (UFG)
Ana Margarete Gomes da Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Ana Maria Abreu Costa IFMG – Campus Ouro Preto
Ana Maria Simões Coelho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Ana Paula Correia de Araujo UFMS
Ana Paula de Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG)
Ana Paula de Oliveira Marcante UNIPAMPA
Ana Paula do Nascimento Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Ana Paula Fernandes Pinto Prefeitura Municipal de Contagem e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Ana Paula Pessoa da Silva Instituto Pereira Passos
Ana Paula Tenório de Holanda Maciel EMEB DOM PEDRO I
Ana Paulina Aguiar Soares Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Ana Priscila Faustino Ornelas Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Ana Rocha dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Ana Szervinsk Bernardes Crea-DF, Geógrafa e Conselheira Regional
Anailza Sacramento da Silva UNICESUMAR
Analice Teresinha Talgatti Silva Professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande MS
Anderson Amaral da Silva Marins Faculdades integradas Simonsen
Anderson Antonio da Silva UFG
Anderson Batista de Miranda Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Anderson Carlos das Neves Colégio Sirley Jagas
Anderson da Silva Santos Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (UFRN)
Anderson de Jesus Faustino Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Anderson Felipe Leite dos Santos Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Anderson Gabrelon UNIFESP
Anderson George Rafael Santos Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
Anderson Luiz Godinho Belem Colégio Militar de Curitiba
Anderson Luiz Machado dos Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Anderson Pereira Portuguez Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Anderson Sampaio Rodrigues CE Olga Benario Prestes
André Batista de Negreiros Universidade Federal de São João del Rei
André Costa Gonçalves Secretaria de Educação do DF
André da Costa e Silva Profa Marina Cintra
André Franklin Stabile Universidade Federal Fluminense (UFF)
André Luis Cardoso Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
André Luis Cunha Benaglia Unesp Ourinhos
Andre Luis Quinelato Instituto Federal do Paraná
Andre Luiz da Silva Teixeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Andre Luiz Jesus Silva Santana Universidade Federal da Bahia (UFBA)
André Pasti UFABC e AGB-Campinas
André Ricardo Furlan UFSM
André Rodrigues dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
André Rodrigues Nagy Fundação Seade
Andre Santos da Rocha UFRRJ
André Tinoco de Vasconcelos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Andrea Aparecida Zacharias Universidade Estadual Paulista – UNESP/OURINHOS
Andréa Borges do Nascimento Moretti Ferreira CE.Collechio
Andrea Carmo Sampaio DEPTO DE GEOGRAFIA-UFRRJ-SEROPÉDICA
Andrea Coelho Lastoria Universidade de São Paulo (USP)
Andrea Lourdes Monteiro Scabello Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Andréa Nascimento Souza Ateneu Barão de Mauá
Andréa Paula de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Andreia Cristina Guimarães Cantuaria Lucini Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins
Andreia da Rosa Ramoa LaSalle
Andrelino Teles Valansuela Neto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas)
Andressa Carvalho  Damasceno IFMG CAMPUS OURO PRETO
Andressa Iara Budny SEED Paraná
Andreza Tacyana Felix Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Angela Maria Falcão da Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Angela Maria Venturini Instituto Superior de Educação do RJ/FAETC/SECTI
Angela Paula de Oliveira Faculdades Integradas Campo-Grandenses – FIC/ FEUC
Angelica Mara de Lima Dias UEPB
Angelo Ricardo de Andrade Menegatti AGB Curitiba
Anieres Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Anijaede do Espirito Santo Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Anna Clara de Abreu Amorim Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Anna Erika Ferreira Lima IFCE – Campus Fortaleza
Anna Maria Moraes Universidade Federal Fluminense (UFF)
Anna Paula Lombardi Centro de ensino superior dos Campos Gerais CESCAGE
Anna Paula Scherer Lino Professora do Quadro Próprio do Magistério da SEED – PR
Anna Paulla Artero Vilela SEDUC/ MT
Anny Conceição dos Santos Cardoso Ribeiro Estadual
Anselmo Machado Fagundes Unesa (aposentado)
Antonia Ieda Delfino Viana Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Antonia Neide Costa Santana Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
Antoniel Silva Fernandes Newton Paiva
Antonio Afonso Cordeiro Junior Universidade de Brasília (UnB)
Antônio Aroldo Gomes Chaves Júnior Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
Antonio Carlos Campos Universidade Federal de Sergipe
Antonio Carlos da paz Santana Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Antônio Carlos de Oliveira Silva Universidade Estadual do Piauí- UESPI
Antonio Carlos dos Santos Camargo Unimontes
Antonio Carlos Oscar Júnior UERJ
Antônio Carlos Vitte Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Antonio Claudio da Silva Mendonca Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Antônio Colin UNIR
Antonio Cordeiro Feitosa UFMA
Antonio Edvanio Anastacio Souza Universidade Estadual do Ceará (UECE)
ANTÔNIO FERNANDES DOS ANJOS UEG
Antonio Gabriel Cerqueira Gonçalves Licenciando em Geografia – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Antônio Henrique Ferreira Lima Escola Estadual José Maria Bicalho
Antonio José Simplício de Araujo Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Antonio Marcos Machado de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Antonio Ribeiro Soares Filho Seduc
Antonio Silva dos Anjos Magalhães PCRJ
Antonio Vilson Pereira de Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Aparecida Maria da Silva Secretaria da educação
Aparecido Ribeiro de Andrade Unicentro
Apolo Moreno Rodrigues UFMS
Argemiro Rodrigues da Silva Neto UFMS
Ariane Dantas Privitera Universidade de São Paulo
Ariel Rocha Nóbrega de Castro Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Ariel Roemer FFLCH-USP
Arlane Silva de Sousa UFPI
Arlene Malheiros Ramos UFPA
Arlete Moysés Rodrigues Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Armando Peres Quintas Neto Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Arnaldo Felipe Junior Colégio Positivo
Arthur Felipe de Melo Teixeira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Arthur Ferreira Diniz da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas)
Arthur Gabriel Dos Santos Feitosa Fetiosa Fundação Universidade Federal de Rondônia
Arthur Morais Faasen AGB-SLBH
Arthur Pereira Santos IPPUR/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Arthur Ripka Barbosa Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Artur Boligian Neto USP
Artur Dani Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Artur Pereira Gay Universidade Federal Fluminense (UFF)
Ary Tavares Rezende Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Ashley Monique Santiago de Jesus Universidade de Brasília (UnB)
Associação de Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre (AGB-PoA) AGB
Associação de Geógrafos Brasileiros Seção Macapá AGB MACAPÁ
Astrogildo Luiz de França Filho Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Augusto Assumpção SME do Rio de Janeiro e SEEDUC do Rio de Janeiro
Augusto Cesar Jação SEED/PR – Pública
Augusto de Castro Reis Universidade Federal de Juiz de Fora
Augusto Monteiro Ozorio IFSP
Avelino Lós Reis Garcia dos Santos USP
Ayana Kissi Meira e Medeiros NEPEN GEO USP
Balbino Praxeded de Jesus Junior FCP
Bárbara Corrêa de Campos UFJF
Barbara da Paz Fontes Universidade Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes
Bárbara da Silva Santiago Instituto Federal de Minas Gerais
Bárbara Loureiro Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
Bárbara Ohana de Souza Santos Pública
Bárbara Rosendo de Farias Universidade Federal Fluminense (UFF)
Beatriz Barbosa Leandro Alves Unopara
Beatriz Gomes Araujo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Beatriz Justen M. T. Bastos Universidade Federal Fluminense (UFF)
Beatriz Liara da Cruz Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Beatriz Magalhães Santos Mestranda no PPG da Universidade de Brasília
Beatriz Moreto De Campos Prefeitura de São Paulo
Belarmino Ferreira De Albuquerque SEDUC Piauí
Benedita Alcidema Coelho dos Santos Magalhães UFPA
Benizário Correia de Souza Júnior Semed
Bernard Jorge de Andrade Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Bernardo Mançano Fernandes UNESP
Bertrand Cozic UFPE
Betânia Vieira Oliveira Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Bianca Alencar de Almeida Universidade Regional do Cariri (URCA)
Bianca de Souza Rocha Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Bianca Maciel Passos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Bianca Ramos Alves Souza Fundação Educacional de Volta Redonda
Bianca Silva dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF)
Brenda Cassiana Ribeiro Silva de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Brenda de Souza Medeiros Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Brenda dos Santos Jesus Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Brenda Oliveira Sousa Universidade de Brasília (UnB)
Brenda Sarah Cardoso de Castro Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Brendon Bessa Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE)
breno bento santos UFS – campus Itabaiana
Brisa Rocha Roriz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Bruna Cristine Gosik PUC – PR
Bruna Eduarda de Almeida Valença Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Bruna Fernanda Gonçalves de Araújo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas)
Bruna Fernandez Guimarães Borsoi FCT UNESP
Bruna Frota Correia De Araújo Rocha Universitário Federal Fluminense (UFF)
Bruna Lima Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Bruna Natali de Castro Keschner Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Bruna Romanelli Moreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ
Bruna Santos Ribeiro IFMG OP
Bruna Soloina Monteiro Machado Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ
Bruno Andrade Ribeiro Universidade Federal de Sergipe
Bruno Augusto Nogueira Monteiro Pontes UFPE
Bruno Bernardes Rodrigues Pucci Universidade Federal Fluminense (UFF)
Bruno Caldas Cardoso Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Bruno Candido dos Santos Universidade de São Paulo (USP)
Bruno César dos Santos Prefeitura Municipal de Petrópolis
Bruno Doas Santos Marques Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Bruno Fantin Salvi Unesp Presidente Prudente
Bruno Gaio Fischer Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Bruno Guarnieri Turola UNESP – Campus de Ourinhos
Bruno Henrique Ferreira Machado UFRRJ
Bruno Lucas Gonçalves Unesp
Bruno Luis de Souza Felix ddos Santos UFRRJ
Bruno Manoel Lôbo Soares Universidade Estadual de Feira de Santana
Bruno Monteforte Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Bruno Nascimento Neves Bastos Universidade Federal de Sergipe
Bruno Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Bruno Rodrigues da Silveira IFBaiano
Bruno Sara Delmaschio UFES
Bruno Sarkis Vidal Universidade Federal do Amazonas – UFAM
Bruno Tadeu Barros de Carvalho UEL
Bryan Marques Moraes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Caio Augusto Amorim Maciel UFPE
Caio Augusto Marques dos Santos UFR
Caio Calixto Teixeira Pereira UERJ
Caio Cezar Cardozo Pimenta Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Caio Cezar Cunha UEL
Caio Costa Victer Universidade Federal Fluminense (UFF)
Caio Figueiredo Fernandes Adan Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Caio Gabriel Cabral Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Caio Lima dos Santos UEPB
Caline Mendes de Araujo Secretaria de Educação do Estado da Paraíba
Camila Cunico Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Camila Da Silva Pereira Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Camila Dutra dos Santos Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Camila Mota da Silva UNIP
Camila Oliveira Gomes Universidade Regional do Cariri (URCA)
Camila Pereira Maia Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Camila Storto Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Camila Vianna de Souza UERJ
Carina Cristina Guedes UFSCAR Campus Sorocaba
Carina Petsch UFSM
Carla Alessandra Melo de Freitas Bastos UFS
Carla Apenburg Trindade Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Carla Hentz Universidade Estadual Paulista
Carla Hirt IFRJ
Carla Maciel Salgado Universidade Federal Fluminense (UFF)
Carla Patricia Morelli Escanhola Olympia Barth
Carla Pedrazzani UNC (Argentina)
Carla Rosana Sampaio Sodré UFRGS
Carla Silvia Pimentel Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Carla Tiemi Taniguchi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Carla Valeria da Silva Santos Pereira FEUC
Carlandio Alves da Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Carline Biasoli Trentin UFMT
Carlionete Costa do Nascimento UEMA
Carlos Alberto Barbosa do Couto E. E. Prof Antonia Silva Santos
Carlos Alberto de Santana Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Carlos Alberto Graça Cederj Polo Barra do Piraí
Carlos Augusto Gomes Cavalcanti da Silva Secretária de educação de Alagoas
Carlos Augusto Machado Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Carlos Castilho Araújo Filho Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
Carlos de Assis Dias SME – Prefeitura de São Paulo
Carlos de Sousa Medeiros Fazenda Água Santa
Carlos Eduardo Cesário Lemos Universidade Federal Fluminense (UFF)
Carlos Eduardo Moreira de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais
Carlos Eduardo Santos Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro
Carlos Eduardo Silva Simões Rafael Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais-IFCHS UFAM
Carlos Henrique dde Oliveira Professor de Geografia
Carlos Henrique Magalhães Costa Fundação Educacional de Volta Redonda
Carlos Henrique Pereira Piedade Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Carlos Henrique Teles Tibáo INEA RJ
Carlos Josué de Assis AGB – Fortaleza
Carlos Marcelo Maciel Gomes IFAL
Carlos Rogerio Cezario Gomes Unesa
Carlos Santos Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Carlos Vinicius Silva dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Carlos Wilson de Lima Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Carmen Helena Coelho dos Santos E E. M. Custódio Siqueira
Carolina Beatriz Ribeiro Terror Universidade federal de Juiz de Fora (UFJF)
Carolina Gabriel de Paula Pupo Universidade de São Paulo (USP)
Carolina Russo Simon UNESP
Caroline Sousa Ribeiro Universidade de Brasília (UnB)
Carollayne Paiva UERJ – FFP
Carolline Bastos Corrêa Universidade Federal Fluminense (UFF)
Cassia Helena Gonçalves da Silva. Universidade de São Paulo (USP)
Cássia Nogueira Dias Vidal Universidade Federal Fluminense (UFF)
Cassio Expedito Galdino Pereira Universidade Regional do Cariri (URCA)
Cátia Bocks Gomes Secretaria do Estado do Paraná
Caynã Conti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – São Paulo)
Cayo Teixeira Pedrote Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Cecília Luiza Alves Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas)
Celbo Antonio da Fonseca Rosas Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Celi Nelza Zulke Taffarel Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Célia Alves Gomes Souza Escola Estadual Professora Maria do Socorro Andrade
Célia Barros Maia IFBA Campus Salvador-Ba
Célia Cristina Viana de Ávila Centro Universitário Augusto Motta
Célia do Carmo Chinaglia de Almeida Cardoso Colégio E Dom Geraldo Fernandes
Célia Lima do Amaral Fernandes Escola Estadual Nilo Morais Pinheiro e Escola E. Coronel Calhau de Ipanema MG
Celso Silva Pesqueira Filho Universidade de São Paulo (USP)
Cenira Maria Lupinacci UNESP
Cesar Junior Barros de Oliveira IFPE
César Simoni Santos Universidade de São Paulo (USP)
Charles Emanuel Barbosa Bortoti UNESP
Charlles da França Antunes FFP/UERJ
Cheylla da Penha Carli de Castro Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Chrislayne Fernandes Santos SEDUC – Colégio Estadual José Amaral Lemos- Pirambu/SE
Christian Jean-Marie Boudou Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Christian Silva Cardozo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Christiane Senhorinha Soares Campos UFS
Christiano Corrêa Teixeira UFRGS
Christie Paula Dias Delgado Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Christine Rose dos Reis Universidade Federal Fluminense (UFF)
Christopher Marcelino Pereira UNESP
Christovam Reis dos Santos Filho Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Cícero Bezerra da Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Cícero Cristiano de Oliveira Universidade Regional do Cariri (URCA)
Cicero Danilo Gomes do Nascimento Universidade Regional do Cariri (URCA)
Cicero Nilton Moreira da Silva UERN
Cidiane Figueira Cardoso UFOPA
Cíntia Cristina Lisboa da Silva UEPG
Cintia Lima Gonzaga Universidade de Brasília (UnB)
Clara Cristina Sarmento Dias Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Clara Ferreira Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Clara Mascarenhas Romieor Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Clara Ribeiro Silva Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Clarete Maria da Silva Lelis Escola Municipal Machado de Assis
Clariana Vilela Borzone UFMS
Clarissa Gaspar Massi Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Claudemiro Izidorio junior UERJ/FFP
Cláudia Feliciano de Paula Lúcio Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Claudia Lima SEDUC -TO
Cláudia Lúcia da Costa Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Claudia Maria Oliveira Cordeiro PMVR
Claudia Mercês de Souza Cave
Claudia Regina de Jesus Chaves UNISUAM
Claudia Regina Dias Branco Garcia EMEF Rodrigues Alves- SME-SP
Claudia Videira de Freitas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Claudineia Aparecida da Silva Escola Municipal Machado de Assis
Claudio Abraão Santos de Souza Universidade Federal de Sergipe
Cláudio Antonio Di Mauro Instituto de Geografia/Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Claudio Antonio G Egler Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Claudio Sebastião Barbosa Guimarães Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Claudio Smalley Soares Pereira Universidade de Pernambuco (UPE)
Claudionisso Santos Leite Escola Municipal José Dantas do Prado
Claudionor Gomes da Silva Universidade de São Paulo (USP)
Clayton Jose de Morais silva Faculdade integrada campograndense
Cleanto Carlos Lima da Silva IFCE
Cleberson Ribeiro de Jesuz Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Clebson Volner Campos Fontes Colégio Purificação
Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE)
Clécio Azevedo Santos Prefeitura de São Paulo
Cleder Fontana IFSC
Cledir da Conceição Lopes Professor na Rede Pública Municipal e Estadual – Rio Grande/RS.
Cleide Daiane Sousa da Cruz Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Cleidson da Mota Colégio Estadual de Barrocas
Cleverson de Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Cleverson Dimas Portilho Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ FFP
Clodoaldo Oliveira Breda EEEB Prof. Honório Miranda
Clovis dos Santos Costa Junior Secretaria Municipal de Educação  São Paulo-SP
Creonice Barreto Santana Almeida E.E. Marechal Eurico Gaspar  Duarte
Cristian leodoro plantes dos anjos UNICESUMAR
Cristiana Coutinho Duarte UFPE
Cristiane de Souza Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Cristiane Ferreira de Souza França Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Cristiane Passos de Mattos CEFET RJ
Cristiane Pereira Ramos Unir
Cristiano Almeida da Conceição Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Cristiano Nunes Alves Universidade Estadual do Maranhão
Cristina Assis Parada Universidade de São Paulo
Cristina Borrea Escola Apelles
Cristina Mari Ishida IFSP
Cristina Maria Barreiros Colegio Estadual Dona Branca do Nascimento  Miranda
Cristovao Palheta Soares Universidade de Brasília
Daguinete Maria Chaves Brito Universidade Federal do Amapá
Daiane Arantes pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Dakir Larara Machado da Silva UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Dalvo Gonçalves do Prado SEE MG
Dandara Tierra Borges De Brunnis Ferreira UNESP OURINHOS
Daniel Almeida Bezerra Rede Estadual de Ensino da Paraiba
Daniel Almeida da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Daniel Bruno Vasconcelos Universidade de São Paulo
Daniel de Sampaio FEVRE
Daniel dos Santos de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
Daniel dos Santos Macêdo Universidade Estadual de Santa Cruz
Daniel Lourenço Rodrigues Viana Sesi-SP
Daniel Luiz Stefenon UNICENTRO, Campus de Irati/PR
Daniel Mendes Gomes Faculdade Messiânica
Daniel Moreira FFLCH/ Universidade de São Paulo (USP)
Daniel Paulo Braga Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Daniel Pereira Guerreiro UFRGS
Daniel Rodrigues da Silva UFES – Universidade Federal do Espírito Santo
Daniel Sena de Jesus Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Daniel Siqueira Lopes Secretaria de Estado de educação de Minas Gerais
Daniel Souza Monteiro de Jesus SEEDUC/RJ
Daniela Carvalho UEFS
Daniela Dias Marinho Universidade de São Paulo (USP)
Daniela Salcher Gasparetto Sed sc
Daniele Apolinario da Cruz Universidade Federal Fluminense (UFF)
Daniella Almeida Barroso Centro Paula Souza (SP)
Daniella Almeida Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Daniella Guimarães Barcellos Universidade Federal Fluminense (UFF)
Danielle Faria Peixoto Universidade Federal Fluminense (UFF)
Danilo Alexandre Galhardo Unesp
Danilo Farias Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Danilo Henrique Fonseca Estácio
Danilo Nascimento Silva UNESP Presidente Prudente
Danilo Sousa Carvalho Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Danilo Vieira dos Santos Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Danilo Volochko Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Danubia Zanotelli Soares Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Danuza Neves Rioga Instituto Federal De Minas Gerais Campus Ouro Preto
Dara Nogueira Formigoni UFES
Darilene Fetreira de Assis Uneb parfor
Darlan da Conceição Neves Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Darllan Nunes de Sousa Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Davi dos Santos Villela Junior Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Davi Oliveira da Costa Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Davi Silvestre Fernandes Martins SME SP
David Brito do Nascimento Universidade Estadual do Ceará (UECE)
David Caio Alves Nascimento UEPB
David dos santos de Jesus Universidade Federal da Bahia (UFBA)
David Jesus de Souza filho Universidade Federal da Bahia (UFBA)
David Luiz Rodrigues de Almeida Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
David Rodrigues Melim UESB
Dayanne Miranda de Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Dayse Maria Souza GPECT/UFS; AGB-Sessão Aracaju
Débora Aparecida Pinheiro Perez Rodrigues Alves
Debora Cristina Vieira de Simas SME- RJ/ SEMED SG/ AGB Niterói
Débora Gaspar Soares UFRRJ
Débora Marques da Silva Universidade Estadual do Ceará
Debora Olivato Egresso FFLCH USP
Debora Santiago UNESPAR/EMBAP
Débora Santos de Jesus Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Deborah Carvalho Consultora
Deisyelle Ferreira Cardoso UNIMONTES
Delano Nogueira Amaral Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Demetrio Costa de Melo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Denilson Araújo de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Denilson Jesus dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Denilson Moreira de Alcântara Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Denis Castilho IESA/UFG
Denis Helena Rivas Universidade de São Paulo (USP)
Denis Richter UFG
Denise Batista Costa Salvador
Denise Cristiane Maciel Santos Aprogeo SP
Denise Elias Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Deniz Paulo Ferlin Junior Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Derik Ribeiro de Paiva Professor Educação básica
Desiree Guichard Freire Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Desirée Lambert Dias Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Deusdineide Gomes Aguiar Ribeiro E.E Professora Maria Machado
Devanir Corrêa Casa
Deyfson Mota Araújo SEDUC-CE
Diana de Souza Bezerra Universidade Federal do Acre (UFAC)
Diana Paola Gómez Mateus PPGAS/FFLCH/USP
Diane Daniela Gemelli UNESPAR
Diego Carlos Pereira Universidade Federal Fluminense (UFF)
Diego Costa Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Diego dos Santos Dantas UFPB
Diego Escobar Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Diego Henrique José Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Diego Samy Frantz Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Dilermando Cattaneo da Silveira UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Dimas Moraes Peixinho Universidade Jederal de Jataí
Diógenes Rabello Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente
Diogo Andrade Guedes 16131256
Diogo Cerdan Brito UFMS – CTPL II
Diogo Chaves de Almeida Escola britânica
Diogo Gomes Martins Costa Fundação Educacional Unificada Campograndense
Diogo Labiak Neves Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Diogo Marcal Cirqueira Universidade Federal Fluminense (UFF)
Diogo Matos Prefeitura de Cajamar
Diogo Parreira Lapa Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Diosmar Marcelino de Santana Filho Universidade Federal Fluminense (UFF)
Dirce Maria Antunes Suertegaray UFRGS
Djalma Divino Alves de Oliveira UFMT
Djoni Roos Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Domingos Angelo de Paula Neto E. E. Santa Terezinha e E. M. Maria Carolina Mendes
Domingos Fábio dos Santos Secretaria de Educaçao do Estado de Sao Paulo
Doralice Barros Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Doralice Sátyro Maia Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Douglas Ferreira Messias Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)
Douglas Henrique da Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Douglas Leite Figueira Prefeitura Municipal de Nova Friburgo
Douglas Martins Cassiano dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
Douglas Santos Aposentado pela PUCSP
Douglas Wilson Silva Santana UFPE
Duan Pedro Moraes Barroso UCAM
Dulcineia Ap. Rissatti Ramos SEDUC-SP
Dyendella Dhjulian Souza do Rosário Cruz Domingos UFES
Edeli Pigozzi Alves E. M. Antônio Luiz Monteiro
Eder Marques Paiva Ifpa
Eder Penedo da Cruz Universidade do Estado do Amazonas
Ederson Costa Briguenti E.E. Prof. Luiz Gonzaga Horta Lisboa
Édila de Oliveira Ferreira de Jesus Ifmg op
Edilsa Oliveira dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Edinaldo Lumonte dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Edinalva Ferreira da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Edinusia Moreira c Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
Edivania Marques De Sousa AGB Fortaleza
Edlene Oliveira perantoni Macesoli Professora
Edney Conceição IFBAIANO
Edson Alves Filho Universidade de São Paulo
Edson Luís Cabral Hasdrubal Bellegard
Edson Luiz Zanchetti da Luz Unioeste
Edson Pereira Nascimento SEEDF
Eduarda Pereira Universidade Federal Fluminense (UFF)
Eduardo Alves de Oliveira UFMT
Eduardo Barcelos IFBaiano
Eduardo Berkenbrock Lopes U Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Eduardo de Oliveira Magalhães Universidade Federal da Paraíba
Eduardo de Sousa Marques EEMTI Israel Leocadio de Vasconcelos
Eduardo Egrevi de Lara Universidade Federal Do Paraná
Eduardo Farina FURG
Eduardo Felix Justiniano Programa de Pós-Graduação em Geografia Física / DG / USP
Eduardo Karol Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP
Eduardo Melo Ferreira Claretiano
Eduardo Queiroz de Lima Universidade Federal do Amapá
Eduardo Ribeiro Lacerda Universidade Federal Fluminense
Eduardo Romero de Almeida Universidade Estadual de Londrina
Eduardo Tavares Damas Prefeitura Municipal de Rio das Ostras
Eduardo William de Oliveira Ayrosa Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Edvaldo Hilário Dos Santos Universidade do Estado Da Bahia (UNEB) / Dch4
Edvania Torres Aguiar Gomes UFPE
edywilsonsilvafaria@gmail.com Universidade federal de Uberlândia
Elaine  Santos dos Reis E.E. João Baptista Marigo Martins
Elaine Aparecida Paraguai PBH
Elaine Aparecida Ramos Unesp – Rio Claro
Elaine Cristina de Souza Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Elaine de Cacia de Lima Frick Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Elaine Porto SEEDUC
Elane Fiuza Borges Universidade Estadual de Feira de Santana
Elenice Leoni Kossovski Colla SEED PR
Elenir Almeida Santos Universidade de São Paulo (USP)
Eleusa Fátima de Lima Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Eliana Maria da Conceição Matos Universidade de Brasília (UnB)
Eliane Cabral da Silva Universidade Federal do Amapá
Eliane Clemente Libânio Escola Estadual Herbert José de Souza
Eliane Kuvasney Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)
Eliane Nascimento da Freiria Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Eliane Pereira Montes Luz Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Eliane Solange Pereira da Silva EE Dona Anita Costa
Eliane Tomiasi Paulino UEL
Eliany Dionizio Lima Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Elias Lopes de Lima Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Elias Manuel Dos Santos Escola Municipal
Eliete Santosdos Reis Escola pública
Eline Almeida Santos IFBaiano
Eline Alves de Souza Barreto Independente
ELiomar Pereira da Silva Filho UFRO
Elis Maltez dos Santos Oliveira Universidade Federal da Bahia  (UFBA)
Elis Regina de Camargo IFSP campus São Paulo
Elis Regina Silva dos Santos Oliveira Gepru/UFS
Elisa Favaro Verdi Universidade de São Paulo (USP)
Elisabeth Aparecida Alves Colégio Estadual Thiago Terra
Elisabeth Nathaly Moreira Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Elisangela Bayerl Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Elisângela de Felippe Rodrigues FURG
Elisangela Guimarães Moura Fé IFMA
Eliza Maria Lopes Barbosa Geógrafa
Elizabeth Aparecida Dilema Santana Estado de São Paulo
Elizabeth Chaves da Costa E E E F Boca do Monte
Elizabeth Dezouzart Cardoso Aposentada
Elizabeth Gislaine Rathunde Lopes Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Elizandra Aparecida Alves de Abreu Faculdades Integradas Espírita
Elizandro de Souza Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Elizeu Bastos de Oliveira Escola Antonia da Silveira Capilé
Eloiza cristiane torres UEL
Elton Ferreira da Costa Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Elton Mitio Yoshimoto Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Elton Teixeira Ribeiro Universidade Federal da Bahia
Elvis Reis de Oliveira UFES
Elyan C. da Matta Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Elza Aparecida Berger Ferreira SEED – PR
Emanuel Silva dos Santos Universidade Regional do Cariri (URCA)
Emerson Alves Arruda Universidade Federal do Ceará (UFC)
Emerson Mamede Ferreira Rede Estadual de Ensino de Alagoas
Emerson Ribeiro Universidade Regional do Cariri (URCA)
Emile Sacramento dos Santos UNEB
Emilene Eustachio Universidade de Brasília (UnB)
Emilly Luise Maia Damasceno Uchôa Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Enaê Karen Amarante Costa IFMG
Enali De Biaggi Univ. Jean Moulin Lyon 3
Enerilda Ferreira de Oliveira Dorneles Escola Estadual
Enilson Silva Sousa Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Erasmo Carlos Pereira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Erica de Jesus Santana Universidade Federal da Bahia
Erica Vieira Souza UNEB
Erico Fernandes Dias de Carvalho Universidade de São Paulo (USP)
Erika Maria de Oliveira Escola particular
Érika Vanessa Moreira Santos Universidade Federal Fluminense (UFF)
Erlan Santos Oliveira UFES
Eronaldo de Almeida Marques CEEEA Sesquicentenário
Estela Conceição de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
Ester Sant’Anna da Cunha Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ FFP
Ester terezinha reichert Escola publica. Arno Niennow
Estevan Leopoldo de Freitas Coca Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Estreliane Vidal Charles Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Etiene Renata da Silva Gomes CEDERJ / CECIERJ / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Eubia Andréa Rodrigues Universidade do Estado do Amazonas (UEM)
Eudes Leopoldo UNIFESSPA
Eunice Heidrich Silva Trofini E E Júlio Ribeiro
Eva Faustino da Fonseca de Moura Barbosa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Evandro Daniel de Souza Ribeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Evandro José Narduci Ruiz Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Evanize CiriloFreitas Coelho Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Eve Bühler Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Evelin Cunha Biondo Ufrgs
Eveline Olívia de Almeida Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Evelyn Coelho Rocha Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Everson de Oliveira Santos UFAL
Everton Hafemann Fragal Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Evilasio Alves Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Ezequiel Marçal Zanchetti da luz Seed
Fabiana Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Fabiana Crisitna da Luz NEPEN GEOUSP
Fabiana Lemos Sant Ana Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Fabiana Maia EMPIS
Fabiana Pegoraro Soares Universidade de São Paulo (USP)
Fabiana Peres de Freitas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Fabiano Bolzan Scherer Prefeitura Municipal de Formigueiro
Fabiano Tamiett de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Fabio Alcantara de Faria Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Fabio de Jorge Abrahão Leite Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Fábio Henrique Moreno do Nascimento Instituto Federal de São Paulo
Fábio Kléber Claro da Silva Universidade Federal de Alfenas
Fábio Márcio Alkmin Universidade de São Paulo (USP)
Fabio Neves de Souza Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Fábio Pinheiro Braga UFMS
Fábio Roberto Moreira PUC Minas
Fabíola Alice dos Anjos Durães Universidade de São Paulo (USP)
Fabíola Andrade FFLCH/ Universidade de São Paulo (USP)
Fabíola Benette E.E. Martins Pena
Fabricia Costa Corrêa Associação dos Geógrafos Brasileiros – seção local Niterói; Professora rede Estadual Rio de Janeiro e rede Municipal São Pedro da Aldeia
Fabrícia de Oliveira Santos Universidade Federal de Sergipe – Departamento de Geografia de Itabaiana
Fabrício Fabiano Rocha Rodrigues Professor de geografia na rede estadual de SP
Fabricio Ribeiro Migon INES
Falcão Vasconcellos Luiz Gonzaga Laboratório de Geografia e Educação Popular – LAGEPOP  / Instituto de Geografia / Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Fanny Sanciarai Belarmino Do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de São Paulo
Fátima Verônica Pereira Vila Nova IFPE
Felipe Amaduro Gonçalves Cederj
Felipe Bagatoli Silveira Arjona PUC-Rio
Felipe Costa Abreu Lopes IFSP
Felipe Couto Torres Instituto Federal de Brasília (IFB)
Felipe da Costa Franco UFRGS
Felipe de Lima Brito Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Felipe Fernandes Farias Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Felipe Gonçalves Gama UGE campus Minaçu-go
Felipe Inacio Melo Andrade Universidade do Estado do Pará – UEPA
Felipe José Caldas Ferreira -.
Felipe José Soek Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Felipe Lehnenn Osorio Universidade Federal de Uberlândia
Felipe Mariano Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Felipe Mateus Vieira Gertrudes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Felipe Moura Fernandes UERJ-FFP
Felipe Rangel Tavares Universidade Veiga de Almeida
Felipe Rodrigues Leitão PropGeo / Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Felipe Soter de Mariz e Miranda Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Fernanda AparecidaGatti  Lopes Col. Est. Unidade Polo
Fernanda Chagas Andrade Cruz Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Fernanda Chaves Aguiar Secretaria de Educação de Minas Gerais
Fernanda Fernandes Macedo Prefeitura de Contagem MG
Fernanda Goes Oliveira Seduc Sergipe
Fernanda Malheiro Lourenço UFRRJ
Fernanda Pereira Dutra Martins Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Fernando Amaro Pessoa Cefet/RJ campus Petrópolis
Fernando Antonio Monteiro Fagundes UFJF
Fernando Benvenutti Schaab UFRGS
Fernando Cavalcante de Oliveira Colégio positivo
Fernando Conde LAGE/UFV
Fernando de Souza Antunes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Fernando Farias Freitas Universidade Estadual Vale do Acaraú
Fernando Freitas de Almeida E E Lauro Sanchez
Fernando Joaquim de Souza UFJF
Fernando Luis Balan Instituto Atlântico de ensino Piracicaba SP
Fernando Luiz da Silva Regallo Universidade Estácio de Sá
Fernando Nogueira Couto Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Fernando Paixão Santos Universidade Federal de Sergipe – UFS
Fernando Paulo da Silva EE prof. Dr Lauro Pereira Travassos
Fernando Rocha Reis Universidade de São Paulo (USP)
Fernando Rodrigo Farias UFMS/CPAQ
Fernando Santos AGB
Fernando Tomás Rodrigues Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Fernando Veronezzi Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Filipe Albuquerque Marinho Universidade de Brasília (UnB)
Filipe Giuseppe Dal Bo Ribeiro Universidade de São Paulo (USP)
Filipe Rodrigues Silva Chagas Prefeitura Municipal de Valinhos
Filippo Valli Daniele Universidade de São Paulo (USP)
Flamarion Dutra Alves Universidade Federal de Alfenas – MG
Flavia Diniz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Flávia Ingrid Bezerra Paiva Gomes IFCE
Flávia Machado da Cruz Pinheiro Barbosa Colégio Santa Maria Minas
Flávia Valença Lima Pré Vestibular Brota na Laje
Flaviane de Fátima Cândida de Souza Secretaria Municipal de Educação de Paraíba do Sul
Flávio Aparecido da Costa Assumpção Licenciado em Geografia – UFMT (2011)
Flávio Augusto Sousa Santos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Flavio Gatti Unifesspa
Flávio Lucas Macanha Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Flávio Palhano Fernandes Instituto Federal do Espírito Santo
Flávio Rodrigues de Queiroz Macedo INEMA-BA
Francielle dos Santos de Jesus Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho – Itabaiana/SE
Franciely Santos Cunha Universidade Federal de Sergipe
Francillene Fernandes Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Francisca Fernanda Candido da Costa Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Francisco Ariel dos Santos Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
Francisco Assis Aquino Bezerra Filho Programa de Pós-Graduação em Geografia – PropGeo/ Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Francisco Carlos Rehme Colégio Nossa Senhora Medianeira
Francisco Clébio Rodrigues Lopes Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
Francisco de Assis Silva Nascimento CEM Santa Rita de Cássia
Francisco Erivaldo Miguel Barbosa IFCE
Francisco Joalci da Silveira Lopes Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Francisco Lindomar Carlos Secretaria Estadual de Educação do RN
Francisco Napolitano Leal Coletivo Socioambiental de Atibaia
Francisco Pedruzzi Junior Instituto Federal de São Paulo
Francisco Samuel Gomes de Araújo Secretaria da Educação do Estado Do Ceará
Francisco Tomaz de Moura Júnior PPGGeo/UFJ
Francisco Valdesio Oliveira Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
Francisco Vanderlei Nascimento de Sousa Smesp
Francisco Vaz Cacholas Junior E M Ismênia de Barros Barroso
Francisco William Silva Santos Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
Frank Gundim Silva Universidade Estadual do Tocantins
Frederico Augusto Alves Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Fredson Antonio Souza da Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Freire da Silva Santos Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Gabriel Alves Ferreira da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Gabriel Augusto Nogueira dos Santos Universidade Federal do Amazonas/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Gabriel de Oliveira Costa Faculdade de Filosofia, letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
Gabriel De Souza Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Gabriel dos Santos Martins PUC Rio
Gabriel Figueiró Santos Gomes Universidade Federal Fluminense (UFF)
Gabriel Fischer de Moraes Associação dos Profissionais Geógrafos da Regional de Curitiba
Gabriel Fornaciari Grabois Universidade Federal Fluminense (UFF)
Gabriel Girardi Prefeitura Municipal de Blumenau
Gabriel Guanabarã Lemos Marques Universidade Federal Fluminense (UFF)
Gabriel Henrique de Oliveira Bragança AGB-SLBH
Gabriel Lopes Chaves de Melo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Gabriel Madureira Attem UEPB
Gabriel Moreira Medeiros Laureano Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Gabriel Naffah de Aguiar da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
Gabriel Pedro Alves Lopes UFES
Gabriel Reis de Carvalho UFMS
Gabriel Renan Neves Barros Instituto Federal do Pará (IFPA)
Gabriel Romagnose Fortunato de Freitas Monteiro UEMG
Gabriel Santos Lisboa Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Gabriel Veira Mota PUC Minas
Gabriela Benevinuto Menezes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Gabriela Calafate Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Gabriela Fernandes Santos Alves Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Gabriela Leles Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Gabriela Malaquias Soares Vale do Araguaia/ Barra do Garças
Gabriela Marcondes do Amaral Franco de Camargo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Gabriela Porto da Luz Chianello Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Gabriele Cristina Duarte Oliveira Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Gabrielle Amaral Rodrigues Magalhães Mendes Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Gabrielle Evangelista da Silva UFRRJ
Gabrielle Mayumi Budal Bedretchuk Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Geinne Monteiro de Souza G Universidade de São Paulo (USP)
Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Genivaldo Pedro SEDUC AL
Genovan Pessos de Morais Ferreira UPE / Campus Garanhuns
Geny Ferreira Guimarães UFRRJ
George de Castro Sousa PROFESSOR SEDUC
George G. Machado Universidade Federal da Bahia
Geovana Ferreira Inacia Brunes UEG
Geovana Tito Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Geovane da Conceição Máximo UFVJM
Geovani Calixto Barbosa Universidade Regional do Cariri- URCA
Geovanio Silva Santos Universidade Federal de Sergipe
geraldo herculano machado filho Secretaria estadual de são paulo
Gerlian Richa Marins Amaral da Silva Faculdades Integradas Simonsen
Gerson Antonio Barbosa Borges UNESP
Gerson de Freitas Junior FATEC
Gerusa Felicio Lago Pedebos EET Olavo Bilac
Gesiel Olímpio Dutra Prefeitura de Praia Grande
Gianni Bahia Morais Faria PUC Minas
Gil Carlos Silveira Porto Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Gilberto Budai Prefeitura Municipal de Paulínia
Gilberto Vieira dos Santos Conselho Indigenista Missionário
Gilmar Alves Trindade UESC – BA
Gilson dos Anjos Rebouças Instituto nacional de educação de surdos!
Gilvan Silva de Andrade NA
Giordano Bruno de Oliveira Universidade Federal do Paraná
Giorgio Taffareli Menegat Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Giovana Lino de Souza Universidade Federal Fluminense (UFF)
Giovana Teodora de Jesus Faleiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Giovane aparecido de jesus pereira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Giovane Vitor Zandonai Schmauch Professor
Giovani Martins Colégio Positivo
Giovani Rossano Pinotti FAEL
Giovanna Da Silva Souza Universidade de Brasília (UnB)
Giovanna Queiroz Moscatiello UNESP
Girlany Valéria Lima da Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Gislaine Santos Oliveira Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Gislayne Paes Ruzik Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Gislene Aparecida dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Gizele Bermudes Prefeitura municipal de Valinhos
Glauber Barros Alves Costa UNEB
GLáucia Maria Gomes de Almeida Sociedade de Ensino Superior Estacio de Sa
Glauciana Alves Teles Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
Glauco Antero Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Glauco Bruce Rodrigues Universidade Federal Fluminense (UFF)
Glauco Jose de Matos Umbelino UFVJM
Glaycon Gomes de Araujo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Gleici Aparecida Pereira Soares Escola Municipal de São Paulo
Gleydson Willian Silva Paula Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Glierico Fernandes Pimenta Escola Municipal professora Irene Pinto
Gloria da Anunciação Alves USP
Graciana de Souza Brune Escolas públicas
Graciela Manzato Bassoli Professora
Graziela Bohusch EPTC
Graziela Tardin Castellar Soares Universidade Federal Fluminense (UFF)
Grazielli Torezani Perini Bitaraes Professora de educação básica das redes estadual e municipal do Espírito Santo
Greckson Ulisses Batista Moreira da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Guido Cruz de Assis Universidade Federal Fluminense (UFF)
Guilherme Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Guilherme Antonio Bonaldi Escola Estadual Celmar Botelho Duarte
Guilherme Arruda de Castro Universidade de Brasília (UnB)
Guilherme Camacho Alves Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Rio Claro)
Guilherme do Nascimento Pereira Universidade Estácio de Sá
Guilherme dos Santos Claudino UFMS
Guilherme Matos de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Guilherme Parra USP
Guilherme Pereira Cocato Universidade Estadual Paulista
Guilherme Ribeiro UFRRJ/PPGGEO
Guilherme Silva Pinto Geógrafo
Guilherme Sousa Rodrigues UFES
Guilherme Stevan Batista do Nascimento Unifeb.
Guilherme Teodoro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Guilherme Victor Montenegro Instituto de Geociências/ Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Guiomar Inez Germani Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Gustavo Andrade Côrtes Positivo
Gustavo Barroso de Almeida Universidade Federal Fluminense (UFF)
Gustavo de Oliveira Alexandre Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Gustavo de Oliveira Campos PUC Minas
Gustavo do Nascimento Lopes  SME Duque de Caxias e FAETEC-RJ
Gustavo Evandro Jeronimo Silva Universidade Federal de Goiás
Gustavo Felipe Olesko  USP – LABGEA
Gustavo Gelak de Siqueira UFRGS
Gustavo Guedes Alcoforado Universidade de São Paulo (USP)
Gustavo Henrique Camargo Eufrasio UFCAT
Gustavo Henrique de Almeida Ferreira Universidade Federal da Grande Dourados
Gustavo Junger da Silva IBGE
Gustavo Mota de Sousa UFRRJ
Gustavo Motta da Silva SEEDUC RJ
Gustavo Prieto UNIFESP
Gustavo Raldi Storck UFPR
Gustavo Rios de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Gustavo Silveira Tolentino Universidade de Brasília (UnB)
Gustavo Steinmetz Soares UFPR
Gustavo Victor Santana Unifesp Zona Leste – ABI Geografia
Gustavo Vieira da Silva UFES
Gustavo Vieira de Souza UFPR
Guy Globa Masset UFF
Gwerson Gley dos Santos UEPA
Haroldo dos Santos Alves Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Haroldo Mattos e Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Hecilda Aparecida Carneiro Santos Colégio Darlei Adad
Heibe Santana da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
Heitor da Silva Maia UFC
Heitor Faria Rodrigues Universidade de São Paulo (USP)
Heitor Soares de Farias UFRRJ
Helder Lages Jardim IGC/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Helen Simone França UFPR
Helena Cristina Moreira Valente Universidade Federal Fluminense (UFF)
Helena El-Hage Rodriguez Universidade Federal Fluminense (UFF)
Helena Rodrigues Souza Rocha Universidade de São Paulo (USP)
Helena Sabina Vasiulis Isiliani Etec Prof. Dr. Antonio Eufrasio de Toledo – Centro Paula Souza
Helenice Bonadia Joaquim Secretaria estadual de educacai de SP
Helio Alves Ferreira Unicesumar
Hélio de França Gondim IFPB
Hélio Novaes Seeduc
Helison Elconides dos Santos Seed-PR;UNIOESTE/MCR
Hellen Carolina Gomes Mesquita da Silva Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
Helton Johnson Maia Sodré SEDUC – MT
Helton Luís Nunes da Conceição Rede DATALUTA TerritoriAL
Henrique Bandeira Atanes Universidade Federal Fluminense
Henrique de Freitas Chimenes Gil FFLCH-USP
Henrique Graça Bardanachvili Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Henrique Sampaio de Castro Universidade Federal do Ceará
Henrique Santos Domingos Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Herlan Cássio de Alcantara Pacheco USP
Herlon Oliveira Andrade Curso elite Curitiba
Hermogenes de Sousa Cerqueira Filho Universidade federal do pampa (unipampa)
Heródoto Sousa França SEDUC e SME-Fortaleza
Hevelyn Galvão Rosa de Carvalho UFTM
Hiago Dalia Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
Hiago Godoi Barth AGB – Seção Local de Porto Alegre
Hilda da Penha e Silva Instituto  Federal de Minas Gerais
Hortência Gomes de Brito Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa
Hosana Rodrigues Almeida SEED Paraná
Hudson Domingues Universidade Federal Fluminense (UFF)
Hugo Alves Soares Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Hugo Heleno Camilo Costa Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Hugo Henrique Cristiano Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Hugo Leonardo Marandola Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Humberto Camelo de Freitas SME –  SEEDUC / RJ
Hyohanna Vitor UFG
Ian Igor Mesquita de Santana Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Iany Teixeira Casatti Unesp Ourinhos
Iapony Rodrigues Galvão Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Iara Andrade de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Iara da Conceição Frederico Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Iasmim Francis Ferreira Ifmg campus ouro preto
Idair Augusto Zinke Ufpr
Ieda Gaia de Carvalho Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Iêza Reis Almeida Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Ignacio Javier Cardone Universidade de São Paulo (USP)
Igor Anacleto da Silva UFES-IJSN
Igor Andrade da Costa SME-RJ
Igor Carlos Feitosa Alencar Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Igor Cauê Vieira de Oliveira Pinto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Igor Lacerda Ferrrira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Igor Lima Bahia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador
Igor Magalhães Moreira USP
Igor Marins Prefeitura Municipal de Quatis
Igor Rafael Pernambuco Bonassi Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Igor Robaina UFES
Igor Santana Ferreira Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Ilda Costa de Santana Docente filiada a AGB-Rio
Inocencio de Oliveira Borges Neto Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Iomara Barros de Sousa Prefeitura Municipal de Macaé
Iracema Barroso de Sousa Rodrigues Marques UNIFAN
Iran Araujo Cabral UFPB // AGB – João Pessoa
Isa Ribeiro Pessanha Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campos
Isaac de Souza Ursulino Universidade Federal Fluminense
Isaac Goulart da Silva UFRGS – AGB PoA
Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia UNESP
Isabella da Silva Lopes Universidade de Brasília
Isabella Giovana Silva Gimenes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Isadora Hubner Carvalho PUC Minas
Isaque Rocha Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Isaura Esmailer Universidade Federal Fluminense (UFF)
Isis Glaucy Therezio Ribeiro CEMFF
Isis Marinho AGB Niterói
Ismael Fiuza Ramos Professor Municipal pela Prefeitura de Salvador
Ismael Rodrigo Cardoso Contreras EE Prof. Jose Scaramelli
Isorlanda Caracristi Universidade Estadual Vale do Acaraú
Itaciane dos Santos Ramos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Itamar Gomes Amorim Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Iuri Rocha Simões Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Ivaine Maria Tonini UFRGS
Ivan de Matos e Silva Junior IFBA
Ivan Gonçalves Henaut UFJF
Ivan Vasconcelos de Almeida Sá UFSCar – Campus Sorocaba
Ivani Ferreira de Faria Universidade federal do Amazonas
Ivani Marisa Cayser Universidade Estadual de Goiás
Ivete Nunes E.E.Cel Almeida Pinto
Izabel Castanha Gil Unifai
Izadora de Moura Valadares Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Izilda de Albuquerque Pinto Escola Estadual Antonio Alcântara Machado
Jacilene Cleice da Silva Rego Universidade Federal de Rondônia
Jacimária Fonseca de Medeiros UERN
Jackeline Silva Alves UEG
Jackson Jessé Nonato Pires APROGEO-MG
Jackson Vital Souto UFPB
Jacqueline Alves dos Santos Guimarães AGB
Jacqueline de Souza Ferreira Universidade Federal Fluminense
Jade Guimarães Gomes dos Santos Universidade Federal da Bahia
Jader Arierom da Silva Moreira E.E. Lopes Franco (Conselheiro Lafaiete – MG)
Jader Janer Moreira Lopes UFJF/UFF
Jadson vitor da silva Escola estadual tabuleiro do pinto
Jailson Coutinho dos Santos Uefs
Jailson de Araújo Macêdo UFPB
Jailton dos Santos Andrade ACOTERRA/EFASE
Jailton Nunes de Oliveira Universidade Católica do Salvador
Jaimeval Caetano de Souza Universidade Estadual de Feira de Santana
Jair Henrique Iliano de Castro Colégio Marista Paranaense
Jaíro Rodrigues PUC – MG
Jamerson Fabio Genu Seed or
Janaina Costa Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Janaína dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Janaina F de S Campos Vinha UFTM
Janderson Clayton de Oliveira Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Jane Marcia dos Santos Almeida UFMT – Campus Araguaia
JANEIDE BISPO SANTOS UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Janete Fatima corrêa Ufmt
Janete Jacques da Costa Pires Prefeitura Municipal de Campinas
Janete Regina de Oliveira UFV
Jânio Diniz Uesb
Jasmine Gomes dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Jayanne da silva cruz Universidade federal de sergipe
Jayne Maria dos Santos Universidade Federal de Sergipe
Jean Santos Uneb/ Campus XI
Jeanne Domingues Santos escola estadual Francisco Menezes
Jeferson Douglas Firmino EMEF Maria Aparecida do Nascimento
Jeferson Emanuel de Lemos UFPB
Jefferson da Silva Nunes Ufscar
Jefferson Rodrigo Correa USP-FFLCH
Jennifer Marinho do Nascimento Fernandes UFPB
Jennifer Zimmermann Marcondes de Oliveira Michelon Faculdades integradas espírita.
Jeová Severo da Silva Fct Unesp
Jesica Monte Claro Oliveira Unicesumar
Jessica Jesus de Melo Uneb
Jéssica Loureiro e Castro Universidade Federal Fluminense
Jéssica Magalhães Silva Universidade Federal da Bahia
Jéssica Silva de Souza UFAM
Jetro Taveiro Santos Filho Secretária de educação MG
Jhonatan Bispo Gomes Garcia IFSP – Campus São Paulo
Jhonatas Albert Silva Alves PUC Minas
Jhonyvan Aquino de Oliveira Universidade Federal de Sergipe
Jilyane Rouse Pauferro da Silva Professora de Escola Ensino Básico
Jimmy sousa araujo Seduc para
Joana Maria Vilela de simoni Particular
Joannes Moura da Silva Universidade Federal da Paraíba
João Batista da Silva Jobit Informática
João Batista de Deus Universidade Federal de Goiás
João Batista Flores Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
João Bezerra Neto Secretaria de educação de Caucaia-Ce
João Carlos de Mattos Freitas SEEDUC-RJ
João Carlos Dias Leal FLUP
João Cesar Abreu de Oliveira Filho IFCE
Joao Ciro Monteiro Tavares SEDUC/AM
João Cláudio Alcantara dos Santos Centro educacional integrado
João Claudio Estaiano Universidade de São Paulo
João D’Anuzio Menezes de Azevedo Filho Universidade do Estado do Amazonas
João Donizete Lima UFCAT – Universidade Federal de Catalão
João Guilherme Machado Barbosa Universidade Federal de Uberlândia
João Henrique Zoehler Lemos Universidade Federal da Fronteira Sul
João José Odilon Filho APEOESP
João Lucas Ananias de Lima Aluno do ensino Médio
João Luís Sampaio Olímpio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Joao Luiz Cuani Junior UNESP
João Manoel de Vasconcelos Filho UFRN
João Marcelo Quintiliano Ramos ENCE
João Marcos Jardim Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora
João Osvaldo Rodrigues Nunes Rodrigues Nunes Universidade Estadual Paulista (UNESP)
João Paulo Alves Çaró Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
João Paulo Assis Gobo Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
João Paulo de Carvalho Araújo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFR)
João Paulo Leandro de Almeida Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
João Paulo Martinez UFGD
João Paulo Siqueira dos Santos SEDUC-PA
João Pedro Celestino dos Santos Universidade Federal de Sergipe
João Pedro Oliveira Dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
João Pedro Pereira Caetano de Lima Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT/UNESP)
João Roberto Tomanin EMEF Angelo Virada Filho
João Rodrigues de Araujo Júnior Universidade Estadual Vale Do Acaraú (UVA)
João Santiago Reis Universidade Federal do Rio Grande do Norte
João Souza SME-SP
João Victor Buchs de paula Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
João Victor Cordeiro de Camargo FCT Unesp
João Victor de Oliveira Melônio Universidade Federal do Maranhão
João Victor Ricchini Freire de Carvalho Universidade de São Paulo
João Victor Sanches Patrício Universidade Federal do Rio de Janeiro
João Vitor Batista Rosa Universidade federal fluminense
João Vítor da Silva Moreira Universidade Federal de Uberlândia
João Vítor de Jesus Oliveira UEFS
Joao Vitor Gomes da Silva C.E Monsenhor Barenco Coelho
Joaquim Felipe Correa Garcia AGB- Macapá
Joás da Silva Bezerra UFPA
Jocelia Pinheiro Dias Lopes Escola Chico Mendes
Joctan Moreno Viana UESB
Jodiley Mendes da Costa SEDUC MT
Jody Mairon de Souza Faculdades Integradas Espírita
Joel Luís Melchiors Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Joelson Matias Cardoso Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Joemar Jodita da Silva Universidade de São Paulo (USP)
John clebson Souza dos Reis Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Johnatan do Espirito Santo Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Johnathan Cardoso Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Jonas Ariel Cantaluppi de Souza UFGD
Jonas Emanuel da Rocha Antão Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Jonas otaviano Praça de Souza UFPB
Jonas Rafael Ferreira do Nascimento IEPMA+ Centro educacional
Jonas Rossatto Prefeitura Bento Gonçalves
Jonathan Christian Dias dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Jonson Rosa de Faria UEPG/PR
Jorge Edson Santos LABERUR-UFS
Jorge Ferreira de Lima Filho UFPB
Jorge Luis Barbaro Junior USP
jorge luiz barcellos da silva UNIFESP
JORGE LUIZ BORBA JUNIOR Rede Municipal de Jaboticabal
Jorge Luiz Gomes do Nascimento FFCG/ FEUC
Jorge Luiz Raposo Braga Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
José Alegnoberto Leite Fechine Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
José Antônio Vilar Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
José Assis Santana dos santos UCSAL
Jose Augusto Augusto Menezes dos Santos Secretaria de Estado da Educacao e Cultura do Estado de Sergipe
José Augusto Diniz Neto Escola Municipal Estudante Leonardo Sadra
Jose Augusto Ferreira da Silva IFFluminense
José Augusto Ortiz Alexandre Docente filiado à AGB-Rio.
José Avelino da Silva Prefeitura de Jaraguá do Sul
José Camilo Ramos de Souza Universidade do Estado do Amazonas
José Carlos da Silva Cordovil UFPA
José Celso Nunes EE MAJORJOÃO PEREIRA
José César Dos Santos Licenciatura Geografia UFPB
José Danilo Santos Cavalcanti de Araújo Universidade Estadual de Campinas
José de Araijo Costa Ifal
José Fernandes da Rosa Filho Uniasselvi
José Fernando moreira de campos Unesp presidente prudente
Jose Francisco Tavares de Lima UNIFAP
José Geraldo Santos Sena Escola Estadual de Concórdia do Mucuri
José Hugo Feitosa Silva Colégio Estadual Bernardo Bispo dos Santos/BA
Jose Hunaldo Lima Universidade Federal de Sergipe
José Joab Ferreira de Souza Maria Emídia Brandes Caldas
José June Silva Ribeiro Centro de Estudo Superior de Parintins – CESP UEA
José Lidemberg de Sousa Lopes Universidade Estadual de Alagoas
José Lucas Costa Ribeiro Universidade Federal do Piauí – UFPI
José Luiz Alves Neto Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
José Luiz Pereira Júnior IFTO
Jose Maria Marques de Melo Filho Universidade Federal do Paraná
José Mariano Caccia Gouveia UNESP/FCT – Presidente Prudente – SP
JOSE MENDES GAMA JUNIOR IFTO
José Otomes de Sousa Santos Colégio Estadual Cicero Bezerra
José Pedro Pereira Loures Universidade Federal de Juiz de Fora
Jose Petrucio Verissimo IFSP
José Raimundo Sousa Ribeiro Junior UNIFESP
José Renato de Lima Colégio Estadual Leonardo Gomes de Carvalho Leite
JOSE RICARDO FERNANDES RIBEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
José Ricardo Gomes dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
José Rodrigues de Carvalho Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
José Rodrigues de Souza Filho Instituto Federal Baiano
Jose Sobreiro Filho Universidade Federal do Pará
Jose Tadeu Garcia Tommaselli UNESP
José Thiago Fernandes da Cruz Universidade Estadual do Ceará (UECE)
José Vinícius Almeida Universidade Federal de Sergipe
José Yure Gomes dos Santos UFRN
Joseane Ribeiro Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Josecleia Pereira UNOPAR
Josefa de Lisboa Santos Universidade Federal de Sergipe
Josélia Fontenele Batista IFRO
Josilene Cavalcante Correa UFES
Josué Nazareno Farias Claudiano UFES
Josuel Mendes Camargo UNICENTRO
Joyce Aparecida Barboza Instituto Federal de educação de Minas Gerais
Joyce Ferreira Seed
Joyce Oliveira Leitão Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Judite de Azevedo do Carmo Universidade do Estado de Mato Grosso
Júlia Beatriz Monteiro Bahia E E E M Dr. DIONÍSIO BENTES DE CARVALHO.
Julia Berezovoya Assis AGB RJ
Júlia Caroline de Bruno Universidade Federal do Paraná
Julia Krusczynski Bergmann emeif profº joaquim da silveira santos
Julia Nascimento Ladeira Universidade Federal Fluminense
Julia Paulino Universidade de Brasília
Júlia Ribes Fagundes UFRGS
Júlia Rodrigues Alves FCT UNESP
Julia Simão da Silva UNESP
Julia Teles Piana UFES
Juliana Abonizio Santinoni ETEC Professora Carmelina Barbosa
Juliana Aparecida Cantarino Toledo UFJF
Juliana Barbosa IFMG
Juliana Cabral Sessa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Juliana Candido da Silva UFPB
Juliana Coelho Ramos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Juliana da Silva De Almeida Inpasex
Juliana da Silva Guimarães Geografia
Juliana da Silva Panno Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Juliana de Azevedo Rozendo Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Juliana de Lima Caputo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Juliana de Paula Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Juliana Dias Santos Leite da Cunha Escola Municipal Machado de Assis
Juliana Fraga Morgado Universidade Federal Fluminense
Juliana Marina Zanata UNESP
Juliana Martins Fonseca UFVJM
Juliana Moreira Ramos Universidade Federal Fluminense
Juliana Nascimento Bossardi Universidade Federal Fluminense
Juliana Przybysz UEPG
Juliana Rodrigues dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Juliana Romeiro IPPUR/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Juliana Sena Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Juliana Torres de Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Juliano Pestana de Aragão Universidade de Brasília (UnB)
Juliene Lemos Saback Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Juliet Oliveira Santana Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Julio Barboza Chiquetto Universidade de São Paulo (USP)
Julio Cesar Cassiano Goncalves Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Preto
Julio Cesar Demarchi UNESP – Câmpus de Ourinhos
Júlio César Matheus
Júlio César Oliveira de Souza UFAL
Júlio César Santos da Silva IFSP
Júlio César Suzuki Universidade de São Paulo
Júlio d’Oliveira Junqueira Ayres UFMA
Júlio Emerson Lourenço de Brito Universidade Federal do Ceará (UFC)
Julio Majerowicz Maneschy UFRRJ
Julio Manoel França da Silva UNICENTRO
Jully R S de F Mistura Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Julya da Silva Nogueira Universidade Federal Fluminense (UFF)
Junimar José Américo de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Jurandyr Luciano sanches Ross USP
Jussara Fraga Portugal UNEB
Juvenir de Mello UNIOESTE
Kahoma Cardoso de Andrade Ribeiro Universidade Federal Fluminense (UFF)
Kaike Gustavo Moreira Antunes Araujo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Kaio Vinicius dos Santos Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Kairo da Silva Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Kaline da Silva UFCG
Kananda Beatriz Pinto de Sena Universidade Estadual do Ceará
Karen Roberta Soares da Silva Escola estadual monsenhor Leopoldo Hoff
Karina Magalhães Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Karina Pereira Pinto Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
Karine Bueno Vargas UFRRJ
Karine Cabral de Oliveira Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Karinne Wendy Santos de Menezes UFRGS
Karla Rosário Brumes UNICENTRO
Karolaine Santos Silva Universidade Federal de Sergipe
Kassia Janny Gonçalves Rocha Colégio e Curso Múltipla Escolha
Katellen Joanne Guimarães Diniz Universidade federal do Maranhão
Katia Silva Martins Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães
Katyane Cristina de Souza Prefeitura Municipal de Santo André
Kauan Arthur Fonseca Lunardon UFPR
Kauê Santos Lima Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Keila Stresser de Lima Geografia
Keli Cristina Gonçalves da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Kelli Barros Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Kelly Souza Costa Rede particular (CCC e CSA-NL)
Kelve Gomes da Silva IFCE Quixadá
Kerolaide Bianca Souza Ramos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Kesia Rodrigues Dos Santos Universidade Estadual de Goiás
Kesia Silva Unesp
Késia Torres da Silva UFJF
Kleber Carvalho Lima Universidade de Pernambuco
Laila Carvalho Tavares Universidade Federal do Amapá
Lailton Jose da Silva UFPB
Laís Bronzi Rocha Universidade Federal Fluminense (UFF)
Laleska Costa de Freitas Escola Municipal Francisco de Assis Rangel
Lamone dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
Lara Daiane Souza de Santana Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Lara Lima Lourenço Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Lara Palhares Silva Puliero Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Lara Pereira Loures Universidade Federal de Juiz de Fora
Lara Schmidt Uninter
Larissa Araújo Coutinho de Paula FCT/UNESP
Larissa da Silva Santos UFMS
Larissa de Campos Universidade de São Paulo
Larissa Figueiredo Daves FFLCH/USP
Larissa Orjana Cunha Sou recém formada em Licenciatura de Geografia
Larissa Serpentini de Souza Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Larissa Zuque Mosage Instituto Federal de São Paulo- IFSP
Laudiceia da Silva CVC viagens e Turismo
Laudinei Oliveira Franca IFNMG
Laura Assis Domingos Universidade Federal de Juiz de Fora
Laura Ayumi Baione Sadakane UNESP Presidente Prudentao
Laura Delgado Mendes UFRRJ
Lauretta Aparecida Scovino Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF/MG
Lázaro Wandson de Nazaré Teles Instituto Federal do Pará (IFPA)
Leandro Cavalcanti Reis Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Leandro da Silva Cruz Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Leandro de Sousa Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Leandro dos Santos Faria Prefeitura de Muriaé – MG
Leandro Henrique Cunha Fermino Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Leandro Marcos Tessari Instituto Federal de São Paulo – câmpus Campos do Jordão
Leandro Neri Bortoluzzi Unesp – Universidade Estadual Paulista
Leandro Nieves Ribeiro Unesp
Leandro Oliveira de Lima UFG
Leandro Palhares Bezerra Salvador Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Leandro Pansonato Cazula Universidade Federal do Oeste do Pará
Leandro Praes Xavier da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Leandro Rosa da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Leda Correia Pedro Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Leila Dutra ISERJ /FAETEC
Leildo Dias Silva SEDUC/PA
Leilson Alves dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Lenice Aria da Franca
Lenilton Francisco de Assis UFPB
Leonardo Arantes Ventura da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Leonardo Biage de Andrade Secretaria de Estado de Educação de MG.
Leonardo da Silva Thomazini Unesp Presidente Prudente
Leonardo de Sousa Zaro Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Leonardo de Souza Lima UTFPR
Leonardo Diogo Nogueira Centro de ensino superior de Juiz de Fora
Leonardo Fonseca de Almeida Universidade Federal Fluminense (UFF) –  Campos
Leonardo Júnio Silvério de Sousa Universidade de Brasília
Leonardo Lahm Palombini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Leonardo Lencioni Mattos Santos Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Leonardo Moura Silva UNESP Ourinhos
Leonardo Neves de Alencar Universidade Federal do Espírito Santo
Leonardo Nilo de Lima Moacyr Sreader Bastos
Leonardo Romeiro Mendes Universidade de Brasília
Leonardo Vomaro Weinstein Universidade Federal Fluminense (UFF)
Leonidas de Santana Marques Universidade Federal de Alagoas
Leônidas Mantovani Malvestio Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo
Leticia  Cruz Coelho Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Letícia Almeida Araújo Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Leticia de Araujo Oliveira Universidade de São Paulo (USP)
Leticia Figueiredo Sartorio FURG
Letícia Leal Universidade Federal de Alfenas
Letícia Maria Soeiro Santos E.M.E.F Barão de Guajará
Letícia Pádua UFVJM
Letícia Silva Girundi PUC Minas
Liane Rosa Martins Universidade Federal da Bahia
Licinéia Raimundo Vieira do Nascimento Estado de São Paulo – Educação
Lidiane Conceicao de Sousa Feuc
Lidiane de Jesus Jorge PMVR
Ligia Beatriz Goulart UFRGS
Lilian Yumi Toda Universidade Estadual de Maringá
Liriani de Lima Santos UEM
Lisandro Pezzi Schmidt Unicentro
Lisete Pôrto Rodrigues SEDUC/RS
Lívia Brochini de Lima Universidade Federal Fluminense (UFF)
Livia Cangiano Antipon Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Livia Chagas Felix Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Lívia Navarro Gonçalves UNESP
Lizandro Crus Chagas SEEDUC-RJ
Lorena Borges Gaia Universidade Federal Fluminense (UFF)
Lorena Izá Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Lorena Morgana Alves Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas)
Lorena Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo
Lorran Paiva Ferreira Universidade Federal Fluminense (UFF)
Lourenço Magnoni Júnior Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Lovane Hanatzke de Melo Pública
Luan da Silva Martins dos Santos UFRRJ
Luana Costa dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas)
Luana Daniella Silva Almeida Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Luana Monteiro do Nascimento Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Luana Silveira Santana Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Lucas Alessandro Macedo Teixeira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Lucas Alves dos Santos UNESP
Lucas Antonino Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Lucas Araújo Martins Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Lucas Azeredo Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
Lucas Botelho Esteves UFJF
Lucas Chibinski UEPG
Lucas Coutinho Marcelino da Silva PPGH FFLCH USP
Lucas da Silva Lopes UFRGS
Lucas da Silva Pessanha Universidade Federal Fluminense (UFF)
Lucas de Almeida Goulart Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Lucas de Melo Gomes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Lucas Domingos Da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Lucas Eduardo da silva Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Lucas Feitosa dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Lucas Ferreira de Brito UEPB
Lucas Gabriel Amaral Teixeira CESP-UEA
Lucas Gonçalves de Araujo Universidade Federal Fluminense (UFF)
Lucas Grossi Bastos IGC/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Lucas Lobato Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Lucas Manassi Panitz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Lucas Mathias Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Lucas Mauricio Guimaraes de Lima UFPR
Lucas Melo Costa Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Lucas Melo dos Santos Universidade Regional do Cariri (URCA)
Lucas Neris Araújo UFMT
Lucas Pazzini de Oliveira Universidade Federal do Oeste da Bahia
Lucas Ramos de Matos Universidade Federal de Rondônia – UNIR
Lucas Ramos Moreira Universidade Federal Fluminense (UFF)
Lucas Ribeiro da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Lucas Teixeira Campelo Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Lucas Vieira Gomes de Abreu Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Lucia de Souza Teixeira Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Lúcia Fonseca de Morais EE Padre Camargos; estudei no Instituto Newton Paiva
Lucia Swierdzowski Colégio Estadual Miguel Franco Filho
Luciana Calvi UEM
Luciana dos Santos Ribeiro SEDUC
Luciana Martin Kanawati USP
Luciana Monteiro de Campos IFMT
Luciana Moraes Silva Universidade Estadual de Maringá – UEM
Luciana Patrícia Hebel Bordignon Escola Iracy Tonello
Luciana Ziglio Sem instituição. Geógrafa formada pela Universidade de São Paulo
Luciano de Andrade Zeferino SEEDUC-RJ
Luciano Gagliardi Paez Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Luciano jose dos santos Secretaria de Educação do Estado do RJ
Luciano Oliveira Batista Universidade Regional do Cariri (URCA)
Luciano Zasso PUCRS
Luciene da Silva Coelho Universidade Federal de Goiás (UFG)
Luciene Fabrizia Alves Nascimentos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Lucimar de Fátima dos Santos Vieira UFRGS
Lucimara Aprigio de Souza Faculdades Integradas Simonsen
Lucineia Maria da Silva Escola Padre Camargos
Lucineide Nóbrega Almeida ECIT Mons. Vicente Freitas
Lúcio Cesar de Mattos Serrano Instituto Federal de São Paulo – IFSP
Lucio do Carmo Moura UFVJM
Ludimila de Oliveira de Amorim UFRGS
Ludmilla de Carvalho Universidade Federal Fluminense (UFF)
Luis Alfonso Cruz Alvarez UNESP
Luis Angelo dos Santos Aracri Universidade Federal de Juiz de Fora
Luis Augusto Pereira Lima Seduc Manaus Amazonas
Luis Claudio Martins Chaves UFMA
Luis Felipe Xavier Valdivino Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Luis Henrique Leandro Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Luis Henrique Ribeiro Santos SME-PCRJ
Luis Paulo Batista da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Luisa Carolina Ribeiro Charczuk Viana Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Luisa Chaves Universidade Federal Fluminense (UFF)
Luisa de Souza Martins Borges Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Luiz Américo Nogueira Do Nascimento UNOPAR
Luiz André Maia Guimarães Gesteira Universidade Federal de Sergipe
Luiz Antônio da Rocha Andrade IFC Araquari
Luiz Antônio de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Luiz Antonio dos Santos Crispim Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Luiz Carlos de Freitas Professor Aposentado da FE UNICAMP
Luiz Carlos dos Santos Carvalhas Universidade federal do Espírito Santo
Luiz Carlos dos Santos Junior Secretaria Estadual de Educação São Paulo
Luiz Carlos dos Santos Junior Universidade Federal de Alfenas
Luiz Carlos fialho de carvalho Unicesumar
Luiz Eduardo do Nascimento Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Luiz Eugênio Pereira Carvalho Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Luiz Felipe Mendonça Amado Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Luiz Fellype Xavier Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Luiz Fernando SEEDUC RJ
Luiz Fernando Fernandes da Silva Emef Des Sílvio Portugal
Luiz Fernando Roscoche UFPA
Luiz Guilherme Affonso UNESPAR
Luiz Henrique Alves da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Luiz Henrique Rubens Pastore Alves de Oliveira IFPR
Luiz Jardim de Moraes Wanderley Universidade Federal Fluminense (UFF)
Luiz Santos Zilli Secretaria de educação da Bahia
Luiz Sertório Teixeira
Luiza Alves Xavier Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Luiza Bossi Santana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Luíza Cristina Silva Silva UNEB – campus XI
Luziene David de Sousa Universidade Estadual do Maranhão
Lyvia Lopes Marques da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Lyvia Ramos Souza Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns
Macário Costa Júnior UNEB
Macelle Soares Almeida Silva Instituto Federal de Pernambuco
Macsuel Junior Battisti UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Madson dos Santos Costa Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Magda Maria Diniz Tezi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas)
Mahalia Gomes de Carvalho Aquino PPG Educação – UFF / AGB – Juiz de Fora
Maiara de Proença Bernardino UFScar
Maiby Balbinot UFPR
Maico Eduardo Dias Dias Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Maira de Oliveira Chaudon CEDERJ
Maira Ferreira dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Maíra Silva Matos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Manoel da Rocha Barbosa Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Manoel do Couto Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Manoel Everaldo da Paixão Dias AGB Amapá
Manoel Fernandes de Sousa Neto Universidade de São Paulo (USP)
Manoel Martins de Santana Filho Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local Niterói
Manuela Mendonça de Alvarenga IBGE
Manuela Monarcha Murad da Silveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Manuella Vitória da Cunha Simões FEUC
Mara Íris Barreto Lima Universidade Federal de Sergipe – UFS
Marcel Bordin Galvão Dias UNESP
Marcela Guimarães Lacerda IFMG – Ouro Branco
Marcela Miranda Unesp
Marcela Rosa de Oliveira Carmo Universidade Federal de Juiz de Fora
Marcelia Vieira Torres Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza
Marcella se Oliveira Moura Universidade de Brasília
Marcelle dos Santos Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Marcelle Rodrigues Cobuci Garcia UERJ – FEBF
Marcello Dias da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Marcelo Barreto Universidade Estadual do Centro-Oeste
Marcelo Cavalcanti Vianna PPGDAP UFF Campos
Marcelo Costa do Vale Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Marcelo dos Reis Neto Rodrigues ESALQ/USP
Marcelo Eduardo Zanetti Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Marcelo Foschiera de Mesquita Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Marcelo Goncalves Universidade Estadual de Londrina
Marcelo Henrique da Silva UFPR
Marcelo Henrique de Souza PUC Rio
Marcelo José Invernizzi Pontifícia Universidade Católica (PUC – Campinas)
Marcelo Juliano Santos dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Marcelo Oliveira de Faria Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Marcelo Pereira Verissimo Universidade Federal Fluminense (UFF)
Marcelo Roberto da Silva Universidade de São Paulo (USP)
Marcelo Rodrigues Mendonça UFG
Marcelo Smaniotto Positivo Soluções Didáticas
Marcelo Torreão Sá Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Marcelo Venâncio Universidade Federal do Tocantins
Márcia Aparecida de Mello IFSP – Instituto Federal de São  Paulo – Campus São  Paulo
Marcia Arteaga Pertuz FCT UNESP
Márcia Cristofio da Silva Universidade de São Paulo (USP)
Marcia Cruz Colégio Estadual Elza Scherner Moro
Marcia de Mesquita Silva Municipal
Marcia E S Carvalho Universidade Federal de Sergipe
Marcia Eliani Cardoso Escola Municipal de São Paulo
Marcia Isabel Moreira Silva EMEF Rodrigues Alves
Márcia Maria de Sousa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Marcia Regjna Lopez Arantes Brasil Ambiental
Márcia Rodrigues Dos Santos Professor de Geografia
Marcia Thais de Oliveira Machado Universidade Federal Fluminense
Marcia Verssiane Gusmao Fagundes Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes
Márcia Virgínia Araújo Peixinho CETEP Costa do Descobrimento
Márcia Yoko Kobayashi Escola Municipal
Márcia Yukari Mizusaki UFGD
Marcilene Prochner Seed -PR
Márcio Dantas da Trindade Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Marcio dos Reis Santos SEDUC/SE e AGB-Aracaju
Marcio Elysio Tavares de Mello Filho Universidade Federal Fluminense
Márcio Franco Xavier Vieira Escola Municipal Visconde de Porto Seguro
Márcio José Mendonça Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES)
Marcio Lucino de Quadros UFPR
Márcio Luiz Portela Universidade Tuiuti do Paraná
Márcio Nunes de Souza Prefeitura Municipal de Quatis
Marcio Pereira Barreto SEEC-RN
Marcio Pereira de Oliveira Prefeitura Municipal de Volta Redonda
Marcio Pinon de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Marcio Rufino Silva UFRRJ
Marco Antonio Mitidiero Junior Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
Marco Antonio Sampaio Malagoli Universidade Federal Fluminense (UFF)
Marco Antonio Tomasoni Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Marco Aurélio Neri Torres Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Presidente Prudente/SP
Marco Aurélio Souza Simonsen
Marco Túlio Morais Velasque Silva Universidade Federal Fluminense
Marcone dos Santos Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Marconi Anastacio Coura Governo do ESTADO de MG
Marcos Antonio Campos Couto Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Marcos Aury Silva Alves Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Marcos Bernardino de Carvalho Universidade de São Paulo
Marcos Cândido Mendonça Professor doutor. Atua pela Seeduc
Marcos Casemiro Carvalhaes Pinto Universidade Federal Fluminense (UFF)
Marcos César Araujo Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Marcos Clair Bovo Universidade Estadual do Paraná
Marcos de Oliveira Silva Colégio Estadual João Barbosa de Carvalho
Marcos de Oliveira Soares Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Marcos Henrique dos Reys Lourenço UNICAMP
Marcos Paulo Carvalho Santana EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom
Marcos Paulo Ferreira de Góis Universidade Federal do Rio de Janeiro
Marcos Roberto Martones Universidade Federal de São Carlos
Marcos Rodrigues Ornelas de Lima Colégio Pedro II
Marcos Vinícius Fernandes Gonçalves UFRRJ
Marcos Vinícius Sousa Leal UFPA
Marcus Christino Ramos Bartelli Escola Pastor Dohms
Marcus Vinicius Cavalcante Aguiar E.M. vereador Pedro Moreira dos Santos
Marcus Vinicius Lima de Souza Universidade Federal do Paraná
Marcus Vinicius Mariano de Souza Unifesspa
Maria  José Avelar Vasconcelos Associação  dos Geográficos Brasileiros (AGB)
Maria A S Jasper Seed
Maria Adailza Martins de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Maria Adjaynne L. Lino Universidade Regional do Cariri (URCA)
Maria Anezilany Gomes do Nascimento Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Maria Augusta Mundim Vargas Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Maria Cecilia Silva Souza Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Maria Clara Evangelista dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Maria Clara Gonçalves Lopes CSTB Centro de Estudo Superior de Tabatinga
Maria Clara Salim Cerqueira Universidade Federal de Minas Gerais
Maria Cleusa Jurumenha Funcionário público
Maria Cristina Rangel UESC
Maria da Conceição Ferreira da Costa Costa UFPA
Maria da Conceição Silva Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Maria Daniely Freire Guerra Universidade Regional do Cariri (URCA)
Maria das Graças Bispo de Jesus Secretaria de educação da Bahia
Maria das Graças Martins Municipal
Maria de Fatima Cardoso dos Santos UFMT
Maria de Fátima Carvalho EE Martins Pena
Maria de Fátima de Matos Carvalho Universidade Federal do Piauí
Maria de Fátima Gonçalves Castro SME/PCRJ
Maria de Fátima Herculano de Oliveira Instituto Olavo Bilac
Maria Do Socorro Ferreira Da Silva UFS
Maria Edilúzia Leopoldino Santos Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Estado de Sergipe
Maria Eduarda do Nascimento Maia Universidade Federal Fluminense (UFF)
Maria Eduarda Grecco Bejarano FCT – UNESP Presidente Prudente
Maria Eduarda Santana de Mendonça Pereira Instituto Federal de Ouro Preto
Maria Eduarda Zagoto Sant’ana Universidade Federal do Espírito Santo
Maria Eneida Fantin Centro Universitário Internacional – Uninter
Maria Fernanda Abrantes Torres Ufpe
Maria Florice Raposo Pereira Universidade Federal do Ceará (UFC)
Maria helena PBH
Maria Helena do Carmo Silveira Costa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Maria Itamara de Jesus Pereira Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Maria Izaura Felipi Manço Universidade Federal Fluminense (UFF)
Maria José Bispo da Silva Ramos Unifafibe
Maria José Costa Fernandes UERN
Maria José do Nascimento Estudante de geografia- IFSP
Maria José dos Santos Sampaio Associação dos Geógrafos Brasileiros
Maria José Rodrigues Universidade Federal de Jataí
Maria Joseane Costa Santos Professora da rede básica da Secretaria de Educação da Bahia
Maria Julia Pereira dos Santos Universidade Federal de Alfenas
Maria Lourdes do Rosário Salgado SEE – MG – E.E. Professor Manuel Rufino
Maria Lucia de Souza Colégio Municipal Honirino Coutinho ( Araruama/RJ) e Escola Municipal Manoel Novis da Silva ( Tanguá/RJ)
Maria Lucia Pires Menezes Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Maria Lucivany Ferreira de castro Municipal
Maria Luiza Dias de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
Maria Luiza Félix Marques Kede Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Maria Madalena Cavalcante Universidade Federal de Rondônia
Maria Margareth de Sousa dos Anjos Universidade Estadual de Goiás
Maria Mônica Ferreira de Oliveira Escola
Maria Motta Ferreirinha Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Maria Naíse de Oliveira Peixoto Universidade Federal do Rio de Janeiro
Maria Rita de Castro Lopes Secretaria Municipal de São Paulo
Maria Samara De Souza Nascimentou Universidade Federal do Ceará
Maria Taylana Marinho Moura Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Maria Teresa Calado Escola Pública
Maria Tereza Duarte Paes UNICAMP
Maria Tereza Pereira Dos Santos SEDUC
Maria Victória Almeida Oliveira Universidade Federal de Sergipe
Maria Victória Ferreira Pinto de Almeida Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Mariana Barth Presser UFRGS
Mariana Cristina Ramos de Araújo Universidade Federal do Espírito Santo
Mariana dos Santos Minhava Marques da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Mariana Lisbôa UFPR
Mariana Loyola da Silveira Novais UFES
Mariana Nunes Pereira Bastos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJJ)
Mariana Pires Ribeiro Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Mariana Rangel Garcia Universidade Federal de Alfenas
Mariana Sant Anna EM Vereador Felipe Avelino Moraes
Mariana Santos Lima Universidade Federal de Sergipe
Mariana Soares Domingues Universidade do Estado de Minas Gerais
Mariane Do Rosário Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Mariane Dos Santos UFPR
Mariane Félix da Rocha UNESPAR – União da Vitória
Marianna Andreão Zagotto UFES
Marianna de Oliveira Martelotta Universidade Federal Fluminense (UFF)
Mariany Steffany de Carvalho Teles Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Mariele de Oliveira Silva Universidade Estadual de Londrina
Marielle Jacinta Pereira Costa Universidade Estadual de Montes Claros
Marielza Fonseca de Oliveira E.E. Raimundo Nonato da Fonseca
Marilda Teles Maracci Universidade Federal de Viçosa – UFV
Marina Coelho Galvão Neves UFRRJ
Marina Gabriele Amrante Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas)
Marina Pires Guerra Aguiar Universidade Federal da Bahia
Marina Roberta Padilha de Freitas UFPR
Marinalva Santana Batista Pública
Mário Artur Barbosa da Rocha Colégio Estadual Dom Pedro I, Nova Soure, Bahia
Mário Pires Simão Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Mário Sérgio Coutinho de Matos Escola estadual Mendes De Oliveira – Secretaria de estado de educação de Minas Gerais
Marisa Teresinha Mamede Frischenbruder Meu Geographica Análises (empresa ME)
Marivalda Evangelista Leite e Silva EEEM Santo Antonio
Mariza do Carmo Silva Escola estadual
Marlei Rosângela Lopes Colégio estadual Sapopema, ensino fundamental, médio e profissional.
Marli Gomes dos Santos Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais
Marlise Amália Reinehr Dal Forno UFRGS
Marlon Jean Santos Netto UFPR
Marly Nogueira Departamento de Geografia Universidade Federal de Minas Gerais
Marquiana de Freitas Vials Boas Gomes UNICENTRO
Marta Campos dos Santos Seeduc
Marta Inez Medeiros Marques Universidade de São Paulo
Marta Tokunaga Col. Estadual Tarsila do Amaral
Martonio Ferreira Sacramento Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
Maryane Bevilaqua Mendonça de Souza UNESP
Mateus Bezerra Pinto UFRRJ
Mateus Costa Santos Universidade Federal de Sergipe
Mateus Cotta Ribeiro Escola Municipal Machado de Assis
Mateus Damasceno Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
Mateus de Moraes Servilha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Mateus Fachin Pedroso UNESP
Mateus Gleiser Oliveira UFRGS
Mateus Marchesan Pires UNIOESTE
Matheus Alvim Batista Universidade de São Paulo
Matheus Augusto Alves Carneiro UFPR
Matheus Barroso Mantel CPII – Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar
Matheus Cassiano Carlos Lacerda Universidade Federal da Paraíba
Matheus Cavalcanti Bartholomeu Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Matheus das Dores Vieira IFMG – Ouro Preto/MG
Matheus de Oliveira Ferreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Matheus de Souza Jacinto UFJF
Matheus Henrique de Souza Genuino Oliveira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Matheus Henrique Reich Favarin Zagonel UFPR
Matheus Lucas dos Santos Silva Universidade Federal Fluminense
Matheus Oliveira UNESP
Matheus Oliveira Carvalho Universidade de Brasília (UnB)
Matheus Oliveira Martins da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Matheus Silva Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano campus Santa Inês
Matheus Sousa Barros Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Matheus Sousa Silva Universidade Estadual do Maranhão
Matheus Stangherlin Professor rede pública de São Paulo
Matheus Vieira Rodrigues Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Matheus Vizoto de Lima Faria Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Maura Neves Coutinho UFES
Maurice Seiji Tomioka Nilsson Universidade de São Paulo e Centro de Trabalho Indigenista
Maurício Alves da Silva Universidade Federal do Tocantins
Mauricio Aureliano Prefeitura Municipal de Atalaia – Alagoas
Mauricio Camargo Filho Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO
Mauricio dos Santos Correia IFAL
Mauricio Oliveira da Silva Sugai IFBaiano
Maurício Sogame UFES
Mauro César Cardoso Cruz Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Mauro Michelotto Braga Aposentado
Mauro Sergio de Oliveira Universidade de São Paulo (USP)
Maxwell Lima da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Maycon Santos Nascimento Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Mayella Nelisa dos Reis Barros PPGEO/UFF
Mayra Abboudi Brasco Unicamp
Mayra Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Meire Pereira de Figueiredo Eeem dr Dionísio Bentes de Carvalho
Melgris Jose Becerra Ruiz Grupo de Trabajo sobre Asuntos Geograficos
Mendel Aleluia Instituto Federal Fluminense
Messias de Lira UNESP
Micaela Faria Borges Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Micaele de Assis da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Michael Alisson Cruz de Freitas Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Michael Cristtofer da Silva UFSCAR
Michel Alves Pereira UFMS
Michele Batista Santos Miranda Prefeitura Municipal de Magé
Michele Lima de Oliveira SEEDUC-RJ
Michele Maria Aguirre Faculdades Integradas Campo Grandenses
Michele Monguilhott Universidade Federal de Santa Catarina
Michele Paiva Pereira IFBA
Michele Serpe Fernandes SEED PR
Michele Souza da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Michelle Loise Silva Madeira Vieira Estácio de Sá
Michelly Pacheco Bernardo Universidade Federal Fluminense
Miguel Lucas Canuto da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Miguel Moura Kehl FFLCH-USP
Milena Fogliarini Brolesi Instituto de geociências Unicamp (egressa)
Milena Paula de Melo SME/RJ
Milena Perpétua da Fonseca Bravo SEE de Sao Paulo
MILENA TEIXEIRA PÔSSAS UFF / SEEDUC-RJ
Milton Novaes Pública
Mircia Ribeiro Fortes Universidade Federal do Amazonas
Mirela de Jesus Gerônimo Ufs
Mirele Saiara Santos Ribeiro IF Baiano Campus Santa Inês
Miriam Cléa Coelho Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Míriam Cristina Lopes Vaz Universidade de São Paulo
Mirian Pereira Suave SEDUC RO
Mirilaine Brites Centro Estadual de Educacao Profissional de Curitiba
Moacir Henrique Rodrigues da Silva IFMG, Ouro Preto
Moara Zambonim Universidade Federal de Santa Catarina
Moises Daniel de Sousa dos Santos PPGG-UNIR
Mônica Nascimento Silva Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima
Monica Salete Seabra Tiltscher EMEF RODRIGUES ALVES
Morizalina Pref RJ
Morlan da Silva Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
Mozart Moises da Silva ECIT Francisco Ernesto do Rêgo
Nacelice Barbosa Freitas Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Nádia Cristina da Silva Costa Escola Estadual
Naiara Santos Oliveira Universidade Federal de Sergipe
Naiemer Ribeiro de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Najela Alessandra Soares UNESP Rio Claro
Nanashara Sanches Movimento de Mulheres Olga Benario/Casa de Referência Mulheres Mirabal
Natália Crivellaro Couto Universidade Federal do Espírito Santo
Natália Morena Lage Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Natália Paiva Universidade Federal Fluminense (UFF)
Natalice Pinto Ribeiro Universidade Estadual de Feira Santana (UEFS)
Nathalia Caroline Sampaio Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Nathalia Pacheco Santolin de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Nathan Belcavello de Oliveira Portal Geoblog
Nathan Pereira Dourado Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Nathan Vilela dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Neire Ângela Lafetá Almeida Gomes Estadual
Neiva Barbalho de Morais Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Nelson Luis Eufrasio Junior UNIPAMPA
Nelson Rego Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Neumuel da Silva Faria UNEMAT
Neusa de Fátima Mariano UFSCar
Neuza Martins Bueno Secretaria de Educação do Paraná
Nicolas Araújo Carlos Crapez Ministério do Planejamento
Nicolas Rodrigues Araujo Unicesumar
Nicole Mieko Takada Moreti Unesp/FCT
Nicollas da Silva Cabral Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Nicolle Rodrigues Grizendi Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora
Nieliton costa da Silva ESTÁCIO DE SÁ
Nilvanisia Vasconcelos da Silva UFMT
Nirvana Lígia Albino Rafael de Sá Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Nixon Daniel Kafer Avila UFRGS
Noeli Pertile Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Noelia da Cruz Moreira UNICESUMAR
Nola Patrícia Gamalho UNIPAMPA
Norma Megumi Arata AGB-seçã ABC
Norma Parreiras da Silva Escola Municipal Professor Domingos Diniz
Nubia Dias dos Santos Universidade Federal de Sergipe
Nuria Hanglei Cacete FEUSP
Olinda Amaral Santos Secretaria de Educação do Tocantins
Olivia Leme Ibri USP
Omar de Melo Cardoso Unicesumar
Orlando Ferretti UFSC
Orlando Rosembergue Guimarães Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/CEDERJ
Oscar Alfredo Sobarzo Miño Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Osvaldo Girão da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Osvaldo Silva Colégio Adventista
Otacílio de Souza Colegio Dante Alighieri
Otávio Augusto de Oliveira Lima Barra AGB Fortaleza
Otávio Cristiano Montanher Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Otavio Miguez da Rocha Leão Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Othon Santos Ruas Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Otoniel Fernandes da Silva Junior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Otto Marques dos Santos Neves IBGE
Pablo Luia Maia Nepomuceno Universidade de São Paulo (USP)
Pablo Muryllo de Oliveira Professor de Geografia Diretoria da Educação de Limeira
Paloma Cabral Falqueiro de Fontes Universidade de Brasília (UnB)
Paloma Lavínia Nepomuceno de Castro Instituto Federal de Minas Gerais-Campus Ouro Preto
Paloma Rodrigues Siciliano dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF)
Paola Luchesi Braga Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Patrícia Andrade de Araújo Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Patricia Bento Marão Universidade Federal Fluminense (UFF)
Patricia de Araújo Greco EMEF Prof. Arlindo Caetano Filho
Patricia de Souza Bruzzi Evangelista Pessoa física
Patrícia dos Santos Bispo UFS
Patrícia Engracia Ribeiro Escola Estadual Padre Camargos
Patrícia Fernandes Paula-Shinobu Universidade Estadual de Londrina/UEL
Patrícia Lopes Cardoso Fundação Universidade Federal de Rondônia
Patrícia Paula da Silva Universidade de São Paulo (USP)
Patrícia Pereira de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
Patrícia Salvador Sanchez Klein Prefeitura do Município de Sertãozinho
Patriciai Janynne de Souza EEM Virguliio Tavora
Paula Camargo AGB-SP
Paula Fernanda da Silva UFF
Paula Junqueira da Silva Rezende UEG
Paula Leilane Oliveira Celestino Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Paula Milleo UFPR
Paula Stolerman Araujo UNIR
Paula Terres Carvalho Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Paula Vanessa de Faria Lindo UFFS
Paulino Pereira da Luz APP-SINDICATO
Paulo Cesar Dávila Fernandes Universidade do Estado Da Bahia
Paulo César Maciel de Paula Universidade Estadual do Ceará
Paulo Cesar Rocha FCT/UNESP
Paulo Cezar de Oliveira Ceebja Campo Comprido
Paulo Eduardo Rolim Campos Universidade Regional do Cariri
Paulo Henrique Alves da Silva Universidade Federal de Mato Grosso  -Campus Araguaia -Barra do Garças
Paulo Henrique Azevedo Sobreira Universidade Federal de Goiás (UFG)
Paulo Henrique de Souza Lima Universidade Regional do Cariri (URCA)
Paulo Marcus Hollweg Corrêa IFSul
Paulo Nobukuni Unicentro
Paulo Pereira de Gusmão Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Paulo Ricardo da Mota Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Paulo Roberto de Albuquerque Bomfim IFSP
Paulo Roberto de Jesus Ferreira Costa IFMG-Campus Op
Paulo Roberto Florêncio de Abreu e Silva UPE
Paulo Roberto Mendes Unicamp
Paulo Roberto Raposo Alentejano Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Paulo Roberto Rodrigues Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Paulo Roberto Santana Borges UNESPAR campus de Campo Mourão
Paulo Roberto Teixeira de Godoy Departamento de Geografia UNESP/RIO CLARO
Paulo Rodrigo dos Santos UFRGS
Paulo Vitor Pontes Cardoso UFRN
Paulo Wendell Alves de Oliveira Universidade Regional do Cariri
Pedro IFMG
Pedro Antonio Maciel Dias Melhado Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Pedro Augusto Rangel de Oliveira Prefeitura Municipal de Saquarema – RJ
Pedro Catanzaro da Rocha Leão Universidade Federal Fluminense (UFF)
Pedro César Pinelli Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Pedro Henrique Ferreira Costa ALEFPERETZ
Pedro Higgins Ferreira de Lima Professor do Estado do RJ
Pedro Luiz Damiao Universidade de Sao Paulo
Pedro Paulo de Lavor Universidade Federal da Bahia
Pedro Vinicius Azevedo Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
Perla da Cunha França AGB- seção Aracaju
Peterson Silva Aguiar Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Philipe Soares Candido Universidade Estadual de Londrina
Phillipe Valente Cardoso Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Phillipp Oliveira Santos Secretaria da educação do estado de São Paulo
Pierre Francisco Leite Furtado UFC
Poliana De Almeida Veiga Unir – Universidade Federal de Rondônia
Poliana Elisa Bojanowshi UFPR
Poliana Nascimento dos Reis Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Polyana Cristina dos Reis Romano Escola Estadual Coronel Mário Campos
Polyana Cristina Martins Estácio
Polyanna Barreto Apolinário Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campos
Priscila de Oliveira Romcy Ifal
Priscila Gobetti Cassiano SEED- PR
Priscila Luzia de Lima Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Priscila Macedo Mengali CEFET
Priscila Pereira dos Santos Professora em Ribeirão das Neves pelo estado de Minas Gerais
Priscila R F Garcia Colégio Positivo Semeador
Priscilla Fernanda Oliveira Silva Universidade Federal Fluminense
Priscilla Pachi Usp
Priscyla Araújo Esquerdo Unifap
Rachel Cabral da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Rachel Facundo Vasconcelos de Oliveira UAB
Rafael Cardoso da Silva Neto Universidade Federal de Sergipe
Rafael Cardoso Rego Professor de geografia SME- RJ
Rafael da Silva Almeida USP
Rafael da Silva Almeida UNIRIO
Rafael da Silva Deslandes Universidade Estácio de Sá
Rafael de Castilho Cezzaretti USP
Rafael Drumond Afonso de Paula Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Rafael Ernandes Santos Silva Universidade de São Paulo (USP)
Rafael Fernandes Cassemiro Seeduc
Rafael Lutterbach Veiga Gonçalves Universidade Federal Fluminense (UFF)
Rafael Macena da Costa Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Rafael Marrocos de Medeiros Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Rafael Oliveira Fonseca Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Rafael Padua Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Rafael Pinheiro Machado FFLCH – USP
Rafael Reis de Oliveira Universidade do Estado do Pará
Rafael Rocha Sá UFMS
Rafael Salami Dora UFRGS
Rafael Sao Paulo Brandao Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Rafael Sapiencia Torreao Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Rafael Zilio Fernandes Universidade Federal do Oeste do Pará
Rafaela dos Santos Universidade Federal de Sergipe
Rafaela Quintella Veiga Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Rafaela Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Rafaela Soares Niemann Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Rafaela Torres de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Maracanã
Rafaella Cesar dos Santos Sousa Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Raimunda Oliveira dos Santos UEFS
Raimundo Aterlane Pereira Martins IFCE
Raimundo Ferreira de Arruda Secretaria de Educação/PE
Raimundo Nonato dos Reis Nunes Universidade Estadual do Maranhão
Raisa Maria de Sousa Regala Universidade Estadual Paulista
Rajahne Barboza de Franca Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Ramoom Fernandes Martinez Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Rannier Santos Torres do Couto Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Ranyelle Cruz Ferreira Sandri Universidade Federal Fluminense (UFF)
Raphael Colaço Formiga Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Raphael Jose Maciel de Padua UNOPAR
Raphael Sanches Hoff UNICAMP
Raphael Santos da Silva SEDUC CE
Raphael Theo de Oliveira Vargas Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais
Raquel Aquino de Araújo COC FIOCRUZ
Raquel de Castro Portes UFV
Raquel de Matos Cardoso do Vale UEFS
Raquel Maia de Brito UFMT
Raquel Mello da Veiga Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Raqueline da Silva Santos Fundação Universidade Regional de Blumenau
Raul Marques Neto UFS
Raul Reis Amorim UNICAMP
Raul Sanchez Vicens Universidade Federal Fluminense (UFF)
Ravele da Silva Santana Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Rayane ferron de souza Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Rayane Oliveira Barros Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Rayssa Soares Leite Universidade Regional do Cariri (URCA)
Regiane Mika Escola Estadual santo Antônio
Regina Célia Artigiani Rede Estadual de Ensino
Regina Célia de Oliveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Regina Frigério Universidade Federal Fluminense (UFF)
Regina Gianani IFSP
Regina Maria Vieira dos Santos EEM Prefeito Antonio Conserva Feitosa
Regina Rodrigues da Silva Escola Municipal Roraima
Regina Rosa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Reginaldo Garcia Ribeiro Governo do Estado de São Paulo
Regis Rodrigues de Almeida Instituto Federal Fluminense (IFF)
Renan Caldas Galhardo Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Renan Carvalho Ferreira SEEDUC
Renan Medeiros Guimarães Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Renan Papani Delafina UNESP
Renata Adriana Garbossa Silva Uninter
Renata Antunes Seed
Renata Bernardo Andrade SME RJ
Renata Brasileiro Franco UFGD
Renata Carvalho Braga Professor Geografia
Renata Costa de Barros Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Renata Cristina de Barros Varnier SMESP
Renata Cristina Garcez Salustiano Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda
Renata dos Santos Cardoso UNESP
Renata Fernandes Nogueira Professora
Renata Ferreira da Silveira AGB – Seção local Porto Alegre
Renata Nunes UFSCAR Campus Sorocaba
Renata Prates UNESP
Renata Ribeiro de Oliveira Universidade Estácio de Sá
Renata Rodrigues da Silva SEDUC
Renato Brandão Pereira Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Renato de Sousa Ribeiro USP
Renato Julio Bellucci Prefeitura de São Sebastião
Renato Leone Miranda Léda UNEB
Renato Morgado Soares Universidade Cruzeiro do Sul
Renato Nilo caldeira Estácio de Sá
Rennan Moraes Rodrigues UFES
Rherison Tyrone Silva Almeida UFG – IESA
Rhuan Lisboa Santos Pessanha Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Ricardo Barbosa da Silva Campus Zona Leste, UNIFESP
Ricardo Gilson da Costa Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Ricardo Jose Batista Nogueira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Ricardo Lopes Fonseca UEL
Ricardo Luiz Töws Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná
Ricardo Menezes Santos Secretária de Estado, do Esporte e da Cultura – SEDUC/SE
Ricardo Santos de Almeida IFAL
Rita de Cássia Ariza da Cruz Universidade de São Paulo (USP)
Rita de Cassia Martins de Souza Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Rita de Cássia Martins Montezuma Universidade Federal Fluminense (UFF)
Rita de Cassia Ribeiro Lopes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti UESC
Rizomar da Conceição Costa SEED/AP
Robert Charles de Oliveira UFRN
Robert de Almeida Marques UFPR
Roberta UFPE
Roberta Carvalho Arruzzo UFRRJ
Roberta Silva Nunes de Oliveira Emef Rodrigues Alves
Roberta Vieira Martins Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Roberto Antero da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Roberto Barreto Alvarez Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Roberto dos Santos IFMG OURO PRETO MG
Roberto Filizola UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Roberto Verdum UFRGS
Róbertson Luiz da Silva Carneiro UEFS
Robson Fernandes Filgueira UERN
Robson Oliveira  Lins IFBaiano
Rodolfo Alexandre da Silva Gomes de Deus Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Rodolfo Alves da Luz Universidade Federal do Tocantins
Rodolfo José Reis da Silva UCB
Rodolfo Schiavon Franzin Escola privada
Rodrigo Accioli Almeida Universidade de São Paulo (USP)
Rodrigo Altair Pinho Universidade de São Paulo (USP)
Rodrigo Campos de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Rodrigo Clemente Gois E.M. Sebastiana Costa Bittencourt (São Sebastião)
Rodrigo Coutinho Andrade UFRRJ
Rodrigo da Silva Coelho Professor do Ensino Básico
Rodrigo de Oliveira Vilela Universidade de Brasília
Rodrigo de Paulo Souza e Silva Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Rodrigo Digiovani UTFPR
Rodrigo Diogo Seixas Colégio Franciscano Espírito Santo
Rodrigo Dutra Gomes UFPE
Rodrigo Eduardo Alves Uninove
Rodrigo Henrique Bentivenha Universidade de São Paulo
Rodrigo Hiromassa Aruga Lobo Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Rodrigo Jose Barros do Nascimento Secretaria da Educação da Bahia
Rodrigo José Moreira Carvalho Cardoso Universidade Federal Fluminense (UFF)
Rodrigo José Pisani Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Rodrigo Meneguel Cato Universidade de São Paulo
Rodrigo Nascimento Grupo Positivo
Rodrigo Octávio Almeida Universidade Federal do Paraná
Rodrigo Rodrigues da Silva Faculdade de Formação de Professores-UERJ
Rodrigo Sampaio de Souza Prefeitura Municipal de Duque de Caxias
Rodrigo Santos de Jesus Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Rodrigo Silva de Moraes Universidade Federal Fluminense (UFF)
Rodrigo Simão Camacho UFGD
Rodrigo Simmer Amorim Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Rofecele Teixeira Garramona UFSCAR Sorocaba
Roger Anderson da Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Roger do Carmo Silva Salgado Universidade Federal do Amapá
Roger Gonçalves B. Lemos Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campos dos Goytacazes
Rogério Bento Negrini Secretaria Estadual da Educação
Rogério da cruz silva SEDF
Rômulo Ribeiro de Freitas Junior Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.
Ronald Coutinho Santos AGB Niterói
Ronald Ricardo Gomes Dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Ronaldo Barbosa Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Ronaldo Lima Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz
Ronaldo Ramos Pinto Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Ronaldo Terres Ferreira Junior IFMG – Instituto Federal Minas Gerais Campus Ouro Preto
Ronell da Cunha UFRGS
Roney Felipe Moratto GEÓGRAFO
Ronielle Carneiro Cláudio AGB
Roniex da Silveira Universidade Federal de Sergipe
Ronny Melo de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Rosana Batista da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Rosana Cristina Costa Escola Professor Joel Aguiar
Rosana Silva de Oliveira Marques Col. Est. Prof. Olavo Del Claro
Rosana Silvestre de Lima USP
Rosana Varro Trabachini EMEF Olival Costa
Rosangela Costa Semed
Rosângela Custodio Cortez Thomaz UNESP – Universidade Estadual Paulista
Rosangela Marlei da Silva Ribeiro UNIPAMPA
Rosângela Pacini Modesto USP
Rosângela Ribeiro Escola Municipal Gonçalves Dias-São José de Ribamar-MA
Roseli Maria da Silva Mendes E.E. Zezinho Portugal
Roseli Vieira Zambonin IFRR
Rosemberg Ferracini Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Rosemeri Melo e Souza Universidade Federal de Sergipe
Rosemy Nascimento UFSC
Rosicleia Sales Pontes UFRGS
Rosilaine Souza de Araujo da Silva Faculdades Integradas Campograndenses-FIC/FEUC
Rosilane Carvalho Professora Municipal
Rosilane Gomes de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
Rosilene Aparecida do Nascimento UFV
Rosimere da Penha Amancio Campos DER-ES
Rosimery Fernandes Furtado SEE
Rosina de Assis Rabelo Cardoso Escola Estadual Raimundo Nonato da Fonseca
Rosirene Martins Lima Uema
Rosivaldo Borges Pantoja UFPA
Rossan Marfório de Araújo Seeduc-RJ
Ruan Carlo Fonseca Coelho Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Rubens dos Santos Romão de Souza Unesp – Presidente Prudente
Rubens Francisco Ricco Secretaria Municipal de Educação de Sertãozinho
Rúbia Gomes Morato Universidade de São Paulo
Rúbia Riane de Sousa Araújo Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto
Rubio José Ferreira Universidade Federal do Oeste da Bahia
Rudge Mesquita Sistema elite de ensino
Rudimar Schuster Scheren UFRGS
Rudinei Pimentel UFPR
Rui Mauricio Fonseca Evangelista Centro Educacional Ouro Preto
Ruthlea de Carvalho UFES
Ryan Medeiros Pereira Universidade Federal Fluminense (UFF)
Sabrina de Andrade Oliveira Santos Universidade Federal da Bahia
Sabrina Evangelista de Castro Escola municipal
Saimon Lima de Britto Universidade Federal do Tocantins
Salete Marinho Gonçalves Alves AGB
Salvador Albino de Oliveira Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Samantha Aparecida Fernandez Barros Unicesumar
Samarane Fonseca de Souza Barros FCT UNESP
Samuel Henrique de Sousa Maciel Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Samuel Moreira Lima Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Samuel Nunes da Silva UFAL
Samuel Vitor Oliveira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Sandra de Castro de Azevedo Universidade Federal de Alfenas
Sandra Helena de Oliveira Campolina PBH/MG
Sandra Lencioni USP
Sandra Maria Fontenele Magalhaes Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
Sandra Maria Maciel Escola Municipal Raimundo Pelópidas de Araújo
Sandra Regina Posso Fundação Santo André
Sandra Regina Rodrigues EE Maria Jose
Sandra Terezinha Malysz UNESPAR
Sandrelly da Matta Mendonça dos Santos E. M. Simão da Motta
Sandro Cristiano de Melo UFMT Araguaia
Santiago Andrade Vasconcelos Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Sara Fernandes Flor de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Sarah Cristina de Sousa Vasconcellos Nicolau Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Sarah Farias dos Santos Lisboa Borges Universidade Federal Fluminense (UFF)
Satira Campo Bigossi Denadai Prefeitura Municipal de Vitoria
Sávio da Silva Aureliano UEPB
Sávio Silva de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas)
Scheila Regina de Paula Maciel Colégio Estadual Sapopema
Seção Rio de Janeiro da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB-RIO) AGB-Rio
Sedeval Nardoque Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Selma Helena Machado de Oliveira EE Doutor José Maria Lobato
Sergiano de Lima Araujo IFCE
Sérgio Augusto dos Santos Incra/Unesp/Utfpr/Crea-PR
Sergio Luis de Jesus Neves Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Sérgio Luiz Malta de Azevedo UFCG
Sérgio Ricardo Verde Potiguara Movimento Baía Viva
Sérgio Teixeira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Sheila Castro dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Sheila Silva da Costa Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Sheila Silva dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Shirley Barros Felippe Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)
Shirley Cristina dos Santos Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Siane C. P. Guimarães Silva UNIR
Silas Rafael da Fonseca Universidade Estadual do Paraná
Silmara Lima Duabyakosky Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Silvana Cristina da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
Silvana Fracasso Prefeitura Municipal de Valinhos
Silvana Quintella Calheiros UFAL
Silvano da Conceição Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Silvia Ap. Sousa Fernandes Centro de Estudos e Pesquisas Agrárias e Ambientais CPEA, UNESP
Sílvia Lopes Raimundo Unifesp
Silvia Maria dos Santos Almeida AGB-Rio
Silvia Regina João Municipal
Silvio César Faria Poubel E.E. Dr. Pedro Paulo Neto
Silvio Fernandes Villar CONSA
Silvio Marcio Montenegro Machado Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia IFBaiano
Silvio Reinpod Costa E E Profa. Eugênia Vilhena de Morais
Silvio Souza Alves Filho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo
Simon souza de almeida Faculdade ESTACIO
Simone Alves Monteiro UFOPA
Simone Barbosa Colégio Estadual Juscelino K. de Oliveira
Simone de Sousa Viana Secretaria de Educação do Estado do Ceará
Simone Lima Nicolau Sulis Positivo
Simone Ribeiro Sena Escola Estadual Coronel Mário Campos
simone scifoni Universidade de São Paulo (USP)
Simony Lopes da Silva Reis Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Sinthia Cristina Batista Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Sirleide Batista dos Santos UESC
Sirley de Paula Gato Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP)
Sofia de Paiva Laureano Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Solano Rodopiano Lima de Oliveira Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Sônia Aparecida de Oliveira Estácio de Sa
Sônia de Souza Mendonça Menezes Universidade Federal de Sergipe
Sonia Dique Fragozo Unisuam
Sonia Maria de Mambro Prefeitura Municipal de São Paulo
Sônia Maria de Souza Silva Colégio Estadual Alfredo Moisés Maluf
Stefani Fabrício Cristoiu Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Steffi Munique Damasceno dos Reis Vieira Universidade Federal Fluminense (UFF)
Stephanie Barbosa da Costa Unesp  – Presidente Prudente/SP
Sthefanny Bastos Veiga Marins Universidade Federal Fluminense
Suana Medeiros Silva Universidade Federal de Alagoas
Suellen silva Pereira Uepb
Suely Setsuko Sakugawa Educação
Susana Maria Veleda da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Suzana dos Santos Matos Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro
Sylvia Maria Burke Gomes Universidade Federal Fluminense (UFF)
Syrlândia Santos Ferrari Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano
Tainá de Souza Fernandes Barboza PREFEITURA DE MARICÁ
Tainã Sousa Costa FFLCH/USP
Tainara Cunha Machado
Tairony oliveira de sousa Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Taís de Santana Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Talitha Lucena de Vasconcelos UFPE
Tallisson Yure Gomes dos Santos URCA
Talma Lucia Paz Vasconcelos de Jesus Colegio Estadual de Vila De Abrantes
Tamy Santarosa Estado
Tássio Barreto Cunha Instituto Federal de Brasília (IFB)
Tatiana Amaral Bunahum Azzi Universidade Federal Fluminense (UFF)
Tatiana dos Santos Malheiros Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Tatiana Julia Moraes Universidade Federal Fluminense (UFF)
Tatiana Mafalda de Abreu Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Tatiana Tramontani Ramos Universidade Federal Fluminense (UFF)
Tatiane Marina Pinto de Godoy Universidade Federal de São João del Rei
Tatiane Pereira Oliveira Colégio Estadual Luid Eduarfo Magalhaes
Tatiane Regina da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Tatiane Rodrigues de Souza Universidade Federal de Goiás (UFG)
Tays Almeida dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Tereza Sandra Loiola Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Thabata Fonseca de Oliveira Instituto Nacional de Educação de Surdos
Thaiane Campos Moura SEEDUC – RJ
Thaimon da Silva Socoloski Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Thainá Guerra Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Thainá Ramos Queiroz Mourão Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Thaine Ribeiro Santos UFES
Thais Aparecida Miranda UFJF
Thaís Cristina de Mello Silva Prefeitura Municipal de Itatiaia
Thais cunha furriel Faculdades integradas campograndence
Thaís Góes de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Thaís Helena dos Santos Universidade de São Paulo (USP)
Thaís Pereira Escola Estadual Antônio Carlos
Thales Vaz Penha USP
Thalismar Matias Gonçalves IFES
Thalita Cristina Barroca da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Thalita Torres Nuno IFBA
Thalles Henrique Duarte Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Thallita Isabela Silva Martins Nazar Universidade Federal de Catalão
Thamires Kamila Valle da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Thamirys Dafne Tristao Pontifícia universidade católica de Campinas
Thamy Barbara Gioia UFG
Thatiane Maria Souza de Araújo Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Thayana Caus Wanderley Universidade do Estado de Minas Gerais
Thaynara Godoi dos Santos Universidade de Brasília (UnB)
Thiago Almeida de Lima Universidade de Brasília (UnB)
Thiago Augusto Dias Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Thiago Augusto Nogueira de Queiroz UFRN
Thiago da Silva Barreto Universidade Federal de Goiás (UFG)
Thiago da Silva Farias Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Thiago dos Prazeres do Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)
Thiago dos Reis Fragoso Colégio Pedro II
Thiago Felipe dos Reis Positivo Educacional
Thiago Gabriel Figueredo de Souza Universidade Regional do Cariri (URCA)
Thiago Goes Almeida Universidade Federal de Sergipe
Thiago Junior CE Cristo Rei
Thiago Luan Bessa Martins SEDUC PA
Thiago Luiz Calandro IFPR União da Vitoria
Thiago Moura Figueredo Unitau
Thiago Teixeira da Cunha Coelho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Thiago Tolentino Sanches Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Thiago Venerando Barbosa Lima Universidade Brasil
Thiara Vichiato Breda UNIFESSPA
Thyago Augusto Goncalves Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Tiago Andrade Campos Universidade de São Paulo (USP)
Tiago Angelin Lopes UEPA
Tiago Araújo Campos Prefeitura municipal
Tiago Barreto Lima Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Tiago Batista Moreira Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Tiago Boruchovitch Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Tiago Costa de Alcântara Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Tiago Duarte do Nascimento Professor da rede Estadual de Santa Catarina
Tiago Giacomet Autônomo
Tiago Henrique Storch Lima Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)
Tiago Marini Ribeiro Universidade Federal de Alfenas
Tiago Ribeiro Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Tiago Sandes Costa IFMA
Tiago Satim karas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Tiago Silva Oliveira Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Tiago Vieira Cavalcante Universidade Federal do Ceará (UFC)
Timóteo Inocencio de Souza Publica
Tito Lívio Barcellos Pereira Universidade de São Paulo (USP)
Tom Adamenas e Pires Universidade de São Paulo (USP)
Tomas Rech Da Silva UFRGS
Tulio Barbosa Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Tulio Cesar Teixeira Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Twane Maria Cordeiro Xavier UFPE
Txapuã Silva Vasconcellos Escola estadual Clarimundo Carneiro (Uberlândia-MG)
Ueberson Aparecido da Silva Santos Seed PR
Ulisses da Silva Fernandes UERJ
Vagner André Morais Pinto UEPG
Vagner Paz Mengue Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Valdelice Ricardo de Lima UFPA
Valdemir Antunes dos Santos Autônomo
Valéria Marcia Queiroz UFMT
Valeria Mendes de Oliveira IFES
Valeria Raquel Porto de Lima Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Valéria Rodrigues Pereira UFMS
Valquíria Aguiar Meneghesso USP/RP
Valquiria Brilhador da Silva UEM
Vander Dias Santuzzi Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Vanderleia Faustino de Jesus UFG
Vandersin Viana Rodrigues Universidade do Estado do Pará – UEPA
Vanderson dos Santos Amaro Centro Universitário Internacional (UNINTER)
Vandirene Santos de Novaes IFBaiano – campus Santa Inês
Vanessa Amy Takahashi Ozawa Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Vanessa Caldas Cardoso Universidade Federal Fluminense (UFF)
Vanessa Christ Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Vanessa Cristina Wirthmann Ufabc
Vanessa da Silva Vieira UEFS
Vanessa Dias de Oliveira Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Vanessa Juliana da Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Vanessa Paloma Alves Rodrigues AGB-Aracaju
Vânia Alves Martins Chaigar Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Vânia Santos Figueiredo Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Vânio José de Oliveira Universidade Anhanguera
Vera Cristina Scheller Dos Santos Rocha UNINTER
Verenildo Marcelino da Paz URCA
Verônica Sakaragui UFJF/ AGB-JF
Vicente Brêtas Gomes dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF)
Vicente Eudes Lemos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Victor Cordeiro da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Victor de Souza Cardoso Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Victor Gonçalves de Almeida Discente do curso de Geografia
Victor Grannier PUC Campinas
Victor Monteiro da Silva Hennig Universidade Federal Fluminense
Victor Tinoco de Souza PUC-Rio
Víctor Vinícius Santos Luduvice Melo UFS
Victoria Nenow Barreto Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Vinicios Soares De Jesus UFMT-Cua
Vinicius Batista Marques Universidade de Brasília (UnB)
Vinicius Duarte Caetano Universidade de São Paulo (USP)
Vinícius Felipe da Costa Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba
Vinicius Fernandes de Oliveira Universidade Federal da Integração Latino Americana
Vinicius Lima Lemes AGB – Vitória
Vinicius Martins da Silva Universidade Federal Fluminense
Vinicius Pinto Dias Universidade Federal do Amapá
Vinicius Silva Moreira Instituto Federal Catarinense
Vinícius Souza Pinto UFJF
Vinícius Vieira Pereira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Vinícius Yann Gomes Rocha Universidade de Brasília
Virgínia Pereira Machado Autonomo
Vitor Augusto G. M. Da Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral/Unifal-MG
Vitor Favero Rago USP
Vitor Gomes Roberto Escola Estadual Nova Contagem
Vitor Hugo Machado de Campos Aprogeo
Vitor Lima Matni UEPA
Vitória Duarte Miranda UEZO
Vitória Oliveira Maikher Universidade de São Paulo (USP)
Vivian Barros Reis Unesp Rio Claro
Vivian Castilho da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Vivian Soares Wouters Colégio Mãe 3
Vivian Tais Camboim Martins Anhembi Morumbi SP
Viviane Alves de Andrade SeeducRJ
Viviane Andrade dos Passos Colégio Estadual Cícero Bezerra
Viviane Dias Alves Portela Universidade de São Paulo
Viviane Malaquias Lourenço Cederj
Viviane Martins de Souza IFPR
Viviane Vieira de Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Wagner Costa Ribeiro Universidade de São Paulo (USP)
Wagner de Castro Dal Ferro Prefeitura Municipal de Contagem/ SEE MG.
Wagner Giacobbo SEDUC MT
Wagner Luiz Kreling Rhisa Ambiental Ltda
Wagner Martins Pinchemel Amorim Colégio Estadual Getúlio Vargas
Wagner Wilson Eleutério Justino UERJ
Walace Costa de Castro Aalves UERJ
Waldirene Ribeiro do Carmo Universidade de São Paulo
Wallyson de Sousa Alvarenga Universidade Estadual do Piauí- UESPI
Wanderley dos Reis Freitas E E professor Jason de Moraes
Wanderson Freitas França Universidade Federal de Juiz de Fora
Wanubya Maria Menezes da Silva Universidade Federal de Sergipe
Washington Guimarães Figueiredo Ferreira Secretaria Estadual de Educação
Wedell Jackson de Caldas Monteiro UFRN
Wellenn Silva dos Santos Centro Universitário Internacional – Uninter
Wellington Araujo Valadares Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Wellington de Pinho Alvarez Universidade Federal do Pará (UFPA)
Wellington Francisco Sá dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/FEBF
Wellington Leite dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Wendel Camargo Mendes Prefeitura Municipal de São Paulo
Wendell Teles de Lima UEA
Weric Paiva da Silva UNIR
Weslei Reghini de Moraes SEDUC
Wesley Alves Vieira Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Wilkison Queiroz de Brito Universidade de Brasília
William de Melo Santos Estudante – DG – USP
William Hiroshi Abeno Ronchi UNESP
William Miyakava Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Presidente Prudente
Willian Samuel Santana da Roza SEED PR
Willian Simões UFFS/Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação
Wilma Guedes de Lucena Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG
Wilson Guth Costa Colégio Positivo
Wilson Messias dos Santos Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Wsnderlei José Pinheiro Movimento Cultural de Caeté
Wuelliton Felipe Peres Lima Unesp
Wylamys Santos de Lima Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Yago Oliveira dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Yara Aparecida Freires da Silva Seed
Yasmin Maria Valentino de Souza Universidade Federal Fluminense (UFF)
Yasmin Viana Ribeiro de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Yolanda Zancanella Universidade estadual do oeste do Paraná
Yuri Amaral Barbosa SEE-MG
Yuri Oliveira de Lima Universidade Federal Fluminense (UFF)
Yves de Carvalho Souzedo Escola Estadual Ana Liboria/RR
Zaira A F Moutinho Colégio Militar de Brasília
Zeno Soares Crocetti Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

 

Clique aqui para acessar a versão em PDF da “Carta aberta da comunidade geográfica brasileira sobre as DCNs”

2 Comentários
  • Antonio Jose Teixeira Guerra
    Postado às 05:52h, 19 dezembro Responder

    É possível ainda assinar? Acabei não assinando, mas quero assinar definitivamente.

    • AGB
      Postado às 14:12h, 19 dezembro Responder

      Olá Antonio José, infelizmente não podemos mais adicionar assinaturas pois o documento já foi encaminhado ao Conselho Nacional de Educação.
      De toda forma agradecemos o apoio!
      Abraço!

Postar um comentário