NOTA DE REPÚDIO À ORDEM DE DESPEJO DA OCUPAÇÃO PROFESSOR FÁBIO ALVES EM BELO HORIZONTE/MG

A Associação dos(as) Geógrafos(as) Brasileiros(as), Seção Local Belo Horizonte (AGB-SLBH), vem publicamente repudiar o anúncio da ordem judicial de despejo da ocupação Professor Fábio Alves, no bairro Marilândia, região do Barreiro na capital mineira. O anúncio propõe uma violência que, caso se realize, estará desassistindo 700 famílias do direito básico à moradia. Direito este que vem sendo conquistado desde outubro de 2018, quando estas famílias fundaram a ocupação Professor Fábio Alves, à época, em barracas de lona, até a atual e avançada consolidação por meio da autoconstrução de casas de alvenaria. Agora, no auge da pandemia de COVID-19, essas milhares de pessoas (mulheres e homens, crianças e idosas/os) se veem sob mais uma ordem de despejo, a qual se qualifica como sentença de morte ao visar a expulsão de trabalhadoras/es pobres de suas casas para as ruas onde grassa a desgraça através do coronavírus. Nesse sentido, era de se esperar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) entendimento consoante ao de seu congênere paranaense no decreto judiciário Nº 227/2020-D.M: “o cumprimento das ordens de reintegração de posse decorrentes de ocupação coletiva implica mobilização de grande contingente de profissionais e pode gerar aglomeração em espaços públicos, deixando inúmeras pessoas desassistidas e sem condições mínimas de higiene e isolamento para minimizar os riscos de contágio pelo coronavírus”. Vale lembrar que a ocupação homenageia o professor da PUC Minas e advogado comprometido com a defesa dos explorados, Fábio Alves dos Santos, falecido em outubro de 2013 quando há cinco anos do início da ocupação.

A palavra de ordem à qual nos juntamos é: “Mandar despejar em tempos de pandemia é matar! Negociação sim, despejo JAMAIS!”

 

Dias das crianças na Ocupação Professor Fábio Alves (15 out. 2018). Foto: Movimento Luta Popular.


Moradores de ocupação no Barreiro pedem negociação e defendem direito à moradia (15 jul. 2019). Foto: Karoline Barreto/Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

 

Associação dos(as) Geógrafos(as) Brasileiros(as), Seção Local Belo Horizonte.
Belo Horizonte, 19 de julho de 2020.

Para acessar o documento clique aqui.

Abaixo estão dois videos que contextualizam as ameaças de despejo vividas pelas famílias:

Mesa de diálogo em 2019 e duas entrevistas recentes
Carreata/ato do centro da cidade de Belo Horizonte até a ocupação realizada 19/07/2020

Sem comentários

Postar um comentário