Reitora eleita, reitora empossada! AGB João Pessoa

Reitora eleita, reitora empossada: contra a nomeação do interventor!

A Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local João Pessoa vem a público repudiar a nomeação pelo Presidente da República do Professor Valdiney Veloso Gouveia como reitor da Universidade Federal da Paraíba. O candidato, além de derrotado na consulta eleitoral à comunidade acadêmica, não obteve nenhum voto no Conselho Universitário.
Esse ato, além de ferir a autonomia universitária garantida na Constituição Federal, soma-se uma série de ataques à democracia e a liberdade de pensamento e cátedra provindos da esfera federal, revelando a face ideológica fascista do governo Jair Bolsonaro e o desprezo pelos processos democráticos em todos os âmbitos.
Nesse sentido, reiteramos que a defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade passa pelo combate a todas as práticas antidemocráticas que de alguma maneira atinjam a autonomia universitária. Nos somamos ao corpo docente, técnico-administrativo e, sobretudo, aos discentes que se encontram ocupados na Reitoria da UFPB exigindo a revogação da nomeação e o respeito ao desejo manifestado pela comunidade universitária: reitora eleita é reitora empossada!

Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local João Pessoa, 09 de novembro de 2020.

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba também emitiu nota de repúdio à nomeação do interventor. Clique aqui para acessar a nota.

 

Imagem da Nota para divulgação:

Sem comentários

Postar um comentário