Relato da atividade Integração entre Geografias da América Latina realizada durante o Ciclo de atividades “A Geografia toma partido: a Geografia para resistir e a AGB para construir”

Data: 14 de julho de 2020 (terça-feira) – 19h no horário de Brasília / 17h no horário de Lima / 18h no horário de Santiago.
Plataforma: Google Meet com transmissão simultânea via canal do YouTube da AGB Nacional.

Ementa: A necessidade da articulação entre estudantes, professoras(es) e profissionais de Geografia da América Latina há tempos se mostra como necessária. Em abril de 2019, durante o XVII Encontro de Geógrafos da América Latina (EGAL), realizado em Quito (Equador), buscamos promover esta articulação através de uma reunião entre diferentes entidade e coletivos que congregam estudantes, professoras(es) e profissionais de Geografia em todo o subcontinente. Na ocasião houve a tentativa de iniciar a criação de um coletivo de entidades de Geografia da América Latina para debater e pensar ações no âmbito científico, político e profissional da ciência geográfica. No atual contexto, no qual vivenciamos avanço do neoliberalismo, do fascismo e do neoconservadorismo expresso de modo singular nas periferias do capitalismo mundial, o desmonte de políticas educacionais e a banalização/criminalização do conhecimento científico são práticas cada vez mais frequentes. Assim, a promoção de articulações entre associações, organizações, coletivos e entidades de Geografia na escala da América Latina se torna ainda mais fundamental. Com o objetivo de promover tal articulação, a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) convida associações, organizações, coletivos e entidades de Geografia da América Latina a compor um espaço de debate a ser realizado durante a Semana “A Geografia toma partido: a Geografia para resistir e a AGB para construir” (13 a 17 de julho de 2020). O intuito do espaço é fomentar o diálogo entre tais entidades neste contexto de diferentes ataques a sociedade.

 

Para acessar o aquivo clique aqui.

Sem comentários

Postar um comentário